EFEITO PÓS-COLHEITA E LOGÍSTICO DA MAÇÃ FUJI: Mulus sylvestris

Autores

  • Arthur Silva Monteiro Instituto Federal do Amazonas/IFAM Campus Coari– Amazonas/Brasil
  • Diego Pinheiro Guimarães Instituto Federal do Amazonas/IFAM Campus Coari– Amazonas/Brasil
  • Jhenifer Botelho de Souza Instituto Federal do Amazonas/IFAM Campus Coari– Amazonas/Brasil
  • Jackson Mitoso Alho Instituto Federal do Amazonas/IFAM Campus Coari– Amazonas/Brasil

Palavras-chave:

Pós-colheita, Logística, Maçã-Fuji

Resumo

Introdução: O processo pós-colheita tem como finalidade identificar a qualidade dos frutos, o processo logístico tem como objetivo controlar e planejar a logística de um produto. Com a chegada das tecnologias, facilitou o processo logístico da maçã Fuji, reduzindo os problemas e trazendo mais qualidade e eficiência. Objetivo: O estudo caracterizou o nível e a qualidade do conhecimento sobre o efeito pós-colheita e logístico da maçã Fuji: Mulus sykvestris. Método: Esse estudo é classificado como descritivo, pois exige do investigador uma série de informações sobre o que deseja pesquisar. Este estudo descreve o efeito pós-colheita e logístico da maçã Mulus sykvestris. Resultado: Os autores citados descrevem que os efeitos pós-colheita e logístico da maçã Fuji iniciam-se logo após a colheita, passa pela seleção dos frutos para fazer análises em laboratórios e o restante segue para o armazenamento que já dá entrada no processo logístico da maçã Fuji, o seu problema principal seria a podridão branca e o causador disso é o fungo Botryosphaeria dothidea. Conclusão: Identificamos que no processo pós-colheita é feito a seleção de qualidade da maçã. O processo logístico tem como meta a distribuição do produto e a entrega com qualidade. Com a chegada da tecnologia, facilitou o processo da maçã das empresas diminuindo assim os problemas, uns desse problemas é a podridão da maçã.

Referências

ERVILHA, R. de A. Impactos da lei 8.630 sobre a infraestrutura de terminais de containers e na viabilização da navegação de cabotagem de carga geral no Brasil. Rio de Janeiro: IBMEC. 88p, 2006.

FERNANDES, G. V. et al. Controle de qualidade na colheita da maçã na empresa Renar Maçãs S/A–Fraiburgo/SC. 2011.

FONSECA. J. J. S. Metodologia da pesquisa. Fortaleza: UEC, 2002.

GIRARDI, C. L. [ed. téc]. Frutas do Brasil: maçã pós-colheita. Brasília: EMBRAPA., 2004

GÓMEZ, A. C. S. et al. Influência das condições de conservação sobre a qualidade pós-colheita de diferentes cultivares de maçã. 2005.

HUNSCHE, M.; BRACKMANN, A.; ERNANI, P. R. Efeito da adubação potássica na qualidade pós-colheita de maçãs' Fuji'. Pesquisa Agropecuária Brasileira, v. 38, n. 4, p. 489-496, 2003.

Kader, A. A.; Post Harvest Technology of horticultural crops; University of California Agricultural and Natural resources, Publication 3311; Third Edition – 2002; Pag. 39

KLUGE, R. A. et al. Inibição do amadurecimento de abacate com 1-metilciclopropeno. Pesquisa Agropecuária Brasileira, v. 37, n. 7, p. 895-901, 2002.

LUNARDI, R.; SANHUEZA, R. M. V.; BENDER, R J. Imersão em água quente no controle pós-colheita da podridão branca em maçãs cv. Fuji. Fitopatologia brasileira. Brasilia. Vol. 28, n. 4 (jul./ago. 2003), p. 431-434, 2003.

ISA.

MEYER, L. G. Armazenagem de maçãs e logística: um estudo de caso na empresa Maçãs Meyer. 2004.

PAGANINI, C.; NOGUEIRA, A.; DENARDI, F.; WOSIACKI, G. Análise da aptidão industrial de seis cultivares de maçãs, considerando suas avaliações físico-químicas (dados da safra 2001/2002). 2004.

TESSMER, M. A. Características anatômicas e físico-químicas de frutos de macieira (Malus domestica Borkh.) e sua relação com a lenticelose. Embrapa Uva e Vinho-Tese/dissertação (ALICE), 2009.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

Downloads

Publicado

2020-10-26

Como Citar

MONTEIRO, A. S.; GUIMARÃES, D. P.; DE SOUZA, J. B.; ALHO, J. M. EFEITO PÓS-COLHEITA E LOGÍSTICO DA MAÇÃ FUJI: Mulus sylvestris. Revista Ensino, Saúde e Biotecnologia da Amazônia, [S. l.], v. 2, n. esp., p. 77–83, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/resbam/article/view/6526. Acesso em: 29 mar. 2024.