“SHOW DO EMBRIÃO” COMO METODOLOGIA PARA O ENSINO DA EMBRIOLOGIA
Palavras-chave:
Aprendizagem, Embriologia, EnsinoResumo
A utilização de abordagens dinâmicas para o ensino de conteúdos específicos no Ensino Médio é um dos principais desafios na realização de aulas efetuadas pelos professores, visto que alguns assuntos necessitam de um alto grau de abstração e fixação de termos complexos ali envolvidos. No que diz respeito ao conteúdo de Embriologia, a utilização de metodologias diversificadas e participativas com os alunos podem potencializar sua compreensão. Deste modo, foi realizado uma sequência didática para a introdução e desenvolvimento dos assuntos nas turmas de Nível Médio do Colégio Militar da Polícia Militar – CMPM I. Foi abordado o assunto sobre Embriologia com os 80 alunos do 2º ano do Ensino Médio, após a abordagem foi aplicado um exercício com 13 questões, em seguida aplicou-se um jogo educativo que deu-se o nome de “Show do Embrião”, dividido a sala no meio com a mesma quantidade de discentes 20 para cada lado, cada representante de cada lado iria para a frente aonde tinha duas cadeiras, para iniciar o jogo educativo os representantes tiravam ímpar ou par para começar, as fichas eram embaralhadas e em cada rodada os alunos tinha que acertar a resposta da fichas, quem ganhava ia marcando ponto para a equipe, por fim foi aplicado a prova. Como resultado, foi possível observar o desenvolvimento que os alunos tiveram através do Show do Embrião, dos exercícios e das provas que foram aplicadas nas turmas. Foi possível verificar o entrosamento dos alunos com o conteúdo aplicado, em relação a dinâmica escolhida, foi possível averiguar o seu conhecimento sobre Embriologia. Assim, recomenda-se que o professor desenvolva metodologias alternativas para melhor a fixação de conteúdos, especialmente em conteúdos tais como o de Embriologia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Ao submeter o manuscrito, os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação do manuscrito revisado, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 (Cc-By-Nc-Sa), que permite, sem fins lucrativos, o compartilhamento, adaptações do trabalho, seguindo a mesma política de licenciamento e com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou página pessoal), após seu aceite, antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre - Green Road ).