“SHOW DO EMBRIÃO” COMO METODOLOGIA PARA O ENSINO DA EMBRIOLOGIA

Autores

  • Victor de Castro Farias Instituto Federal do Amazonas/IFAM Campus Manaus Centro – Amazonas/Brasil
  • Reully Mary Ferreira Maciel Instituto Federal do Amazonas/IFAM Campus Manaus Centro – Amazonas/Brasil
  • Rodrigo Vieira Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas (SEDUC/Amazonas)
  • Adriano T Oliveira Instituto Federal do Amazonas/IFAM Campus Manaus Centro – Amazonas/Brasil

Palavras-chave:

Aprendizagem, Embriologia, Ensino

Resumo

A utilização de abordagens dinâmicas para o ensino de conteúdos específicos no Ensino Médio é um dos principais desafios na realização de aulas efetuadas pelos professores, visto que alguns assuntos necessitam de um alto grau de abstração e fixação de termos complexos ali envolvidos. No que diz respeito ao conteúdo de Embriologia, a utilização de metodologias diversificadas e participativas com os alunos podem potencializar sua compreensão. Deste modo, foi realizado uma sequência didática para a introdução e desenvolvimento dos assuntos nas turmas de Nível Médio do Colégio Militar da Polícia Militar – CMPM I. Foi abordado o assunto sobre Embriologia com os 80 alunos do 2º ano do Ensino Médio, após a abordagem foi aplicado um exercício com 13 questões, em seguida aplicou-se um jogo educativo que deu-se o nome de “Show do Embrião”, dividido a sala no meio com a mesma quantidade de discentes 20  para cada lado, cada representante de cada lado iria para a frente aonde tinha duas cadeiras, para iniciar o jogo educativo os representantes tiravam ímpar ou par para começar, as fichas eram embaralhadas e em cada rodada os alunos tinha que acertar a resposta da fichas, quem ganhava ia marcando ponto para a equipe, por fim foi aplicado a prova. Como resultado, foi possível observar o desenvolvimento que os alunos tiveram através do Show do Embrião, dos exercícios e das provas que foram aplicadas nas turmas. Foi possível verificar o entrosamento dos alunos com o conteúdo aplicado, em relação a dinâmica escolhida, foi possível averiguar o seu conhecimento sobre Embriologia. Assim, recomenda-se que o professor desenvolva metodologias alternativas para melhor a fixação de conteúdos, especialmente em conteúdos tais como o de Embriologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-06-23

Como Citar

FARIAS, V. de C.; MACIEL, R. M. F.; VIEIRA, R.; OLIVEIRA, A. T. “SHOW DO EMBRIÃO” COMO METODOLOGIA PARA O ENSINO DA EMBRIOLOGIA. Revista Ensino, Saúde e Biotecnologia da Amazônia, [S. l.], v. 3, n. esp., p. 22, 2021. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/resbam/article/view/8702. Acesso em: 21 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)