ENSINO DO SISTEMA ABO E FATOR RH A PARTIR DE METODOLOGIAS ALTERNATIVAS
Palavras-chave:
Aula Prática, Ensino, GenéticaResumo
O ensino de Genética inclui, entre outros assuntos, o Sistema ABO e o Fator Rh, que envolvem os mecanismos de transmissão da hereditariedade a partir dos estudos de probabilidades na transmissão sanguínea dos tipos sanguíneos (A, B, AB e O) e de seus fatores (Rh+ e Rh-). Tradicionalmente esses assuntos são abordados no ensino de cálculos, por isso, testes envolvendo reagentes em sala de aula não é prática comum no ensino. Assim, o presente trabalho tem por objetivo descrever uma prática de ensino sobre o sistema ABO e fator Rh entre discentes de uma escola pública de Manaus, Amazonas. Foi ministrado o conteúdo sobre Sistema ABO e Fator Rh para 80 alunos do 2º ano do Ensino Médio do Colégio Militar da Polícia Militar (CMPM I), no turno matutino. Após a exposição do assunto, uma atividade prática foi realizada intitulada “Tipagem Sanguínea”, com a finalidade de demonstrar para os alunos como ocorre o processo do Sistema ABO e do fator Rh. Os alunos foram divididos em grupo de 7 pessoas para a prática da tipagem sanguínea, com isso, cada aluno pode conhecer seu tipo sanguíneo. Como metodologia complementar, foi aplicado um jogo de investigação sobre o Sistema ABO e o fator Rh, no qual os alunos foram divido em grupo de 7 pessoas e tinham que solucionar o mistério através das pistas que eram dada para o grupo, os mesmos tiveram tempo determinado para solucionar os enigmas até achar o culpado. Foi possível ser observado, o conhecimento que os alunos adquiriram através da teoria, da prática e com o jogo de investigação relacionado com o conteúdo Sistema ABO e o fator Rh foi satisfatório. Confirmado pelos os dados obtidos do teste final, foi possível perceber que os discentes entenderam o conteúdo através desses recursos que foram utilizados para ajudar no ensino e aprendizagem dos alunos, pois a maiorias dos discentes obtiveram boa nota. Em virtude dos fatos mencionados, buscamos ministrar o conteúdo sobre sistema ABO de uma forma que pudesse estimular os alunos a adquirir conhecimentos através da teoria e da prática que teve um resultado satisfatório, assim a prática utilizando reagentes e jogos didáticos devem ser incentivadas visando a melhoria do processo de ensino-aprendizagem.
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