PIBID/CIÊNCIAS NATURAIS: UMA EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO

Autores

  • Adriana Melo Universidade Federal do Amazonas - UFAM
  • Ana Odete Sena Universidade Federal do Amazonas - UFAM
  • Alessandro Martins Universidade Federal do Amazonas - UFAM
  • Barbara Santos Universidade Federal do Amazonas - UFAM
  • Camila Silva Universidade Federal do Amazonas - UFAM
  • Cassia Cavalcante Universidade Federal do Amazonas - UFAM
  • Deborah Souza Universidade Federal do Amazonas - UFAM
  • Douglas Guedes Universidade Federal do Amazonas - UFAM
  • Fabricio Ferraz Universidade Federal do Amazonas - UFAM
  • Fellippe Vieira Universidade Federal do Amazonas - UFAM
  • Gisele Carvalho Universidade Federal do Amazonas - UFAM
  • Iara Moraes Universidade Federal do Amazonas - UFAM
  • Ithalo Lima Universidade Federal do Amazonas - UFAM
  • Izaque Ferreira Universidade Federal do Amazonas - UFAM
  • Karla Costa Universidade Federal do Amazonas - UFAM
  • Leidiane Silva Universidade Federal do Amazonas - UFAM
  • Lucinete Duarte Universidade Federal do Amazonas - UFAM
  • Marcelo Moura Universidade Federal do Amazonas - UFAM
  • Matheus Sobreira Universidade Federal do Amazonas - UFAM
  • Maxwell Souza Universidade Federal do Amazonas - UFAM
  • Nayra Costa Universidade Federal do Amazonas - UFAM
  • Sabrina Campos Universidade Federal do Amazonas - UFAM
  • Thainá Soares Universidade Federal do Amazonas - UFAM
  • William Azevedo Universidade Federal do Amazonas - UFAM
  • William Azevedo Universidade Federal do Amazonas - UFAM
  • Sandra Suely Leite Secretaria Municipal de Ensino - Manaus/AM
  • Wagner de Deus Mathues Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino - SEDUC-AM
  • Aldeniza Cardoso de Lima Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Palavras-chave:

PIBID, Ensino de Ciências, Formação de Professores

Resumo

O PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Ensino à Docência - CAPES) visa propiciar aos acadêmicos do curso de licenciatura em Ciências Naturais da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) uma vivência docente em ambiente escolar, preparando-o para atuar em situações da realidade escolar na rede básica de ensino no Estado do Amazonas. Através desse trabalho, temos o objetivo de apresentar a proposta do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID subprojeto do curso de Ciências Naturais. Como proposta, o PIBID apresenta as ações previstas como articulação da equipe do projeto, formação da equipe do programa, desenvolvimento de atividades formativas e didáticos pedagógicas nas escolas e acompanhamento do projeto nas escolas. Para suprir as demandas do programa à metodologia utilizada, foram selecionados 30 acadêmicos bolsistas do curso de ciências naturais, três professores supervisores e um coordenador de área. O projeto conta com a participação de duas escolas da rede municipal e estadual de ensino escolhidas através dos seus IDEBs (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), onde as atividades propostas são desenvolvidas com turmas do Ensino Fundamental II. As escolas contempladas são: E. E. Cacilda Braule Pinto e E. M. Vicente de Paula. O programa funciona no curso de Ciências Naturais desde 2009, quando no seu primeiro ano teve como foco voltado para a implantação das práticas pedagógicas, que demonstrou ter uma melhora significativa do desenvolvimento dos alunos do Ensino Básico. A partir de 2018, volta-se mais para o âmbito do desenvolvimento de habilidades investigativa. Este processo permitiu ao licenciando conhecer melhor a escola e o perfil dos alunos, planejar e vivenciar projetos, eventos, oficinas e demais atividades na perspectiva do ensino por investigação, tornando o processo educativo mais significativo e dinâmico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-06-23

Como Citar

MELO, A.; SENA, A. O.; MARTINS, A.; SANTOS, B.; SILVA, C.; CAVALCANTE, C.; SOUZA, D.; GUEDES, D.; FERRAZ, F.; VIEIRA, F.; CARVALHO, G.; MORAES, I.; LIMA, I.; FERREIRA, I.; COSTA, K.; SILVA, L.; DUARTE, L.; MOURA, M.; SOBREIRA, M.; SOUZA, M.; COSTA, N.; CAMPOS, S.; SOARES, T.; AZEVEDO, W.; AZEVEDO, W.; LEITE, S. S.; MATHUES, W. de D.; DE LIMA, A. C. PIBID/CIÊNCIAS NATURAIS: UMA EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO. Revista Ensino, Saúde e Biotecnologia da Amazônia, [S. l.], v. 3, n. esp., p. 20, 2021. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/resbam/article/view/8700. Acesso em: 21 dez. 2024.