PIBID/CIÊNCIAS NATURAIS: UMA EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO
Palavras-chave:
PIBID, Ensino de Ciências, Formação de ProfessoresResumo
O PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Ensino à Docência - CAPES) visa propiciar aos acadêmicos do curso de licenciatura em Ciências Naturais da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) uma vivência docente em ambiente escolar, preparando-o para atuar em situações da realidade escolar na rede básica de ensino no Estado do Amazonas. Através desse trabalho, temos o objetivo de apresentar a proposta do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID subprojeto do curso de Ciências Naturais. Como proposta, o PIBID apresenta as ações previstas como articulação da equipe do projeto, formação da equipe do programa, desenvolvimento de atividades formativas e didáticos pedagógicas nas escolas e acompanhamento do projeto nas escolas. Para suprir as demandas do programa à metodologia utilizada, foram selecionados 30 acadêmicos bolsistas do curso de ciências naturais, três professores supervisores e um coordenador de área. O projeto conta com a participação de duas escolas da rede municipal e estadual de ensino escolhidas através dos seus IDEBs (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), onde as atividades propostas são desenvolvidas com turmas do Ensino Fundamental II. As escolas contempladas são: E. E. Cacilda Braule Pinto e E. M. Vicente de Paula. O programa funciona no curso de Ciências Naturais desde 2009, quando no seu primeiro ano teve como foco voltado para a implantação das práticas pedagógicas, que demonstrou ter uma melhora significativa do desenvolvimento dos alunos do Ensino Básico. A partir de 2018, volta-se mais para o âmbito do desenvolvimento de habilidades investigativa. Este processo permitiu ao licenciando conhecer melhor a escola e o perfil dos alunos, planejar e vivenciar projetos, eventos, oficinas e demais atividades na perspectiva do ensino por investigação, tornando o processo educativo mais significativo e dinâmico.
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