O JOGO “STOP DA TABELA PERIÓDICA”: UM RECURSO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
Palavras-chave:
Ensino de Ciências, Jogos lúdicos, AprendizagemResumo
O Ensino de Ciências desperta no estudante curiosidades investigativas, desafiando-os a resolver problemas e desenvolver a curiosidade cientifica. Seguindo esta perspectiva, bolsistas do PIBID/UFAM do curso de Ciências Naturais da Universidade Federal do Amazonas, vem desenvolvendo diversos tipos de situações de aprendizagens. O objetivo deste estudo foi construir um jogo pedagógico dos elementos químicos da tabela periódica, utilizando-se a perspectiva da abordagem do ensino investigativo (SEI). O uso de atividades de investigação na sala de aula permite aos alunos a aprendizagem de conhecimento científico, promove o desenvolvimento de competências e habilidades, bem como proporciona oportunidades para reflexão. O jogo em questão foi uma adaptação do jogo Stop denominado “Stop da Tabela Periódica” e foi aplicado na Escola Municipal Vicente de Paula, para 32 alunos do 9° ano. As atividades seguiram as etapas de identificação do problema, exploração do problema, criação de estratégias e avaliação. O problema proposto foi baseado na seguinte pergunta: de que forma a construção de um jogo sobre a tabela periódica contribui para aprendizagem dos alunos? A partir dessa questão desenvolveu-se o jogo que consiste em cartas contendo elementos da tabela periódica e um banner. Para criar a estratégia de aprendizagem formou-se grupos de até 5 alunos, distribuíram-se cartas, as quais formaram palavras utilizando os símbolos dos elementos. Os demais grupos escolhiam um representante para decifrar a palavra formada. Para cada acerto a equipe pontuava. Ao final desta etapa, discutiu-se os procedimentos realizados e avaliou-se com perguntas sobre a importância da tabela periódica, números de períodos, dificuldades no jogo, a contribuição, e relação entre aula teórica e jogos didáticos. Dos resultados obtidos, os alunos afirmaram que o jogo possibilitou alternativa para o ensino/aprendizagem sobre a tabela periódica. Embora os alunos sentissem dificuldades, explicada em função do dinamismo da estratégia, que consistiu na competição e ação de cooperação. E os alunos envolvidos não estão acostumados. Ressaltamos que o trabalho pedagógico com o jogo na sala de aula possibilita ao professor tornar a aprendizagem motivadora, significativa, bem como a aprendizagem de conceitos, além de proporcionar aos alunos condições adequadas ao desenvolvimento físico, motor, emocional, cognitivo e social.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Ao submeter o manuscrito, os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação do manuscrito revisado, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 (Cc-By-Nc-Sa), que permite, sem fins lucrativos, o compartilhamento, adaptações do trabalho, seguindo a mesma política de licenciamento e com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou página pessoal), após seu aceite, antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre - Green Road ).