Condições estruturais e uso dos laboratórios de química nas escolas públicas do ensino médio no município de Coari
Structural conditions and use of chemistry laboratories in public high schools in the municipality of Coari
Palavras-chave:
Experimentação, Ensino de Química, LaboratórioResumo
Os Laboratórios de Ciências são espaços de ensino que fazem a diferença na aprendizagem de conteúdos teóricos avaliados como complexos pelos estudantes do Ensino Médio. São essas atividades que contribuem de maneira significativa para a compreensão de conteúdos teóricos abordados em sala de aula, no entanto, nem todas as escolas disponibilizam desse tipo de espaço para a realização atividades experimentais. Este trabalho teve como objetivo a realização de levantamento a respeito das Escolas Estaduais do município de Coari/AM, se as mesmas disponibilizam ou não de Laboratórios de Ciências, assim como, condições estruturais, materiais existentes, a frequência de uso do Laboratório de Química. Como parte do trabalho, utilizou-se a metodologia qualitativa e quantitativa, onde foram realizadas visitas às escolas com aplicação de questionários contendo perguntas abertas e fechadas, sobre as condições e frequência de uso dos laboratórios para as aulas experimentais, direcionadas aos professores que atuavam na disciplina de Química. Após a aplicação dos questionários foi possível verificar que dentre as principais dificuldades enfrentadas pelos professores se referem às estruturas precárias dos laboratórios somado à falta de materiais e reagentes, além do relato de falta de tempo para planejamento e realização das atividades experimentais em turmas com grande número de aluno por sala de aula. Por fim, foi possível verificar a importância das aulas práticas como complemento ao conteúdo estudado em sala de aula, pois as aulas experimentais podem despertar maior interesse do aluno pela disciplina, tornando a Química mais atraente e melhorando o aprendizado do aluno.
Downloads
Referências
ASSIS, A.; LABURU, C. E.; SALVADEGO, W. N. C. A seleção de experimentos de Química pelo professor e o saber profissional. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 9, n. 1, p. 2009.
BARBOSA, W.R.; SETE, D.G.; SOUSA, T.C. A falta de Laboratórios de Química e professores licenciados no Ensino Médio das escolas públicas de Poxoréu-MT, Anais da Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão–JENPEX/IFMT. Primavera do Leste, MT, 2017.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. C957I Laboratórios/Joelma Bomfim da Cruz Campos; Gleidson Bomfim da Cruz – 4.ed. atualizada e revisada: Universidade Federal de Mato Grosso/Rede e-Tec Brasil, Curso técnico de formação para os funcionários da educação. Brasil- Cuiabá, 2013.
BORGES, A.T.; Novos rumos para o laboratório escolar de ciências. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 19, n. 3, p. 291-313, 2002.
DANTAS, S. M. M. M.; SANTOS, J. O. Estrutura e utilização do Laboratório de Ciências em escolas públicas de ensino médio de Teresina-PI. Revista da SBEnbio, n.7, p. 4267-4275, 2014.
DA SILVA, I. F.; DA SILVA, A. J. P. A experimentação na Educação em Química: estudo exploratório sobre as percepções de licenciandos. Revista Virtual de Química, v.11, n. 3, 2019.
FERREIRA, L. H.; HARTWIG, D. R.; GIBIN, G. B.; OLIVEIRA, R. C. Contém Química pensar, fazer e aprender com experimentos. Editora Pedro e João, São Carlos, 2011.
FREITAS, F. V.; RIGOLON, R. G.; BONTEMPO, G. C. Avaliação e diagnóstico dos laboratórios didáticos das escolas públicas de Viçosa/MG. Anais do IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – IX ENPEC Águas de Lindóia, SP – 10 a 14 de novembro de 2013.
QUEVEDO, L. M. A. A Produção de atividades experimentais no Ensino Médio em Química nas escolas públicas estaduais de Porto ALEGRE/RS. 2018. 80f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências). Instituto de ciências básicas da saúde programa de Pós-graduação em educação em ciências: Química da vida e saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2018.
HODSON, D. Towards a philosophically more valid science curriculum. Science Education, v. 72, n. 1, p. 671- 673, 1988.
KRASILCHIK, M. O professor e o currículo das Ciências. Editora Pedagógica e Universitária, São Paulo, 1987.
JORGE, C. M.; CECCATTO, A. P.; CAMPOS, F. C.; JUNIOR, C. V. T. Utilização dos laboratórios padrão MEC nas escolas estaduais do Paraná: o que dizem estudantes e professores. Jornal de políticas educacionais, Paraná, v.9, n.17 e 18, p. 125–136, 2015.
LABURÚ, C. E. Fundamentos para um experimento cativante. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 23, n. 3, p. 383-404, 2006.
LABURÚ, C. E.; MAMPRIN, M. I. L. L.; SALVADEGO, W. N. C. Professor das Ciências Naturais e a prática de atividades experimentais no Ensino Médio: uma análise segundo Charlot. Londrina: Eduel. 2011.
LIMA, J. O. G.; ALVES, I. M. R. Aulas experimentais para um Ensino de Química mais satisfatório. Revista Brasileira de Ensino ciências e Tecnologia. V. 9, n. 1, p.428-447, Ponta Grossa, PR, 2016.
MAGALHAES, M. Tudo o que você faz tem a ver com Química. Série Ensino de Química, Editora Livraria da Física, 2ª Edição, São Paulo, 2007.
MARANDINO, M.; SELLES, S. E.; FERREIRA, M. S. Ensino de Biologia: histórias e práticas em diferentes espaços educativos. São Paulo: Cortez, 2009.
MOREIRA, M. A; AXT, R. O papel da experimentação no ensino de Ciências. p. 79-90. Porto Alegre: Sagra, 1991.
PEREIRA, A. S.; PAIXÃO, N. C. G. Apontamento de professores da educação básica, para melhoria da utilização dos laboratórios nas escolas públicas de Santarém-PA. Anais do II Seminário Internacional de Educação em Ciências, Rio Grande/RS, 2012.
PEREIRA, A. S.; MANDACARI, C. Um estudo sobre as condições estruturais e materiais dos laboratórios didáticos de Ciências das escolas públicas de Dourados/MS. ACTIO, Curitiba, v. 3, n. 2, p. 1-17, mai. /Ago. 2018.
PONTES, A. N.; SERRÃO, C. R. G.; FREITAS, C. K. A. D.; SANTOS, D. C. P.; BATALHA, S. S. A. O Ensino de Química no Nível Médio: Um Olhar a Respeito da Motivação. XIV Encontro Nacional de Ensino de Química (XIV ENEQ), p. 10, 2008.
SALESSE, A. M. T. A experimentação no ensino de Química: importância das aulas práticas no processo de ensino aprendizagem. Monografia de Especialista na Pós-Graduação em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino, Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR – Campus Medianeira, 40 p. 2012.
SARMENTO, A. M. F. Uso de laboratório móvel para o ensino de Química: possibilidades e desafios. Dissertação de Mestrado, 101p. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) – Campus Avançado Prof.ª Maria Elisa de Albuquerque Maia (CAMEAM), PAU DOS FERROS, RN, 2019.
SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2012.
SILVA, F. S. S.; MORAES, L. J. O.; CUNHA, I. P. R. Dificuldades dos professores de Biologia em ministrar aulas práticas em escolas públicas e privadas do município de Imperatriz-MA. Revista UNI, v. 1, p. 135-149, 2011.
SILVA, M. H. G. F. D.; FERNANDES, J. S. As condições de trabalho dos professores e o trabalho coletivo: mais uma armadilha das reformas educacionais neoliberais. In: Seminário da Redestrado. 6., 2006. Atas. Rio de Janeiro: UERJ, 2006.
TAMIR. P. The role of the laboratory in science teaching. Technical Report, n. 10. 1976.
VOIGT, C. L. O ensino de Química 2. Editora Atena, Ponta Grossa, PR, 325 p. 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Ao submeter o manuscrito, os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação do manuscrito revisado, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 (Cc-By-Nc-Sa), que permite, sem fins lucrativos, o compartilhamento, adaptações do trabalho, seguindo a mesma política de licenciamento e com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou página pessoal), após seu aceite, antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre - Green Road ).