Desafios e dificuldades na prática docente: relato de experiência das atividades vivenciadas no Estágio Supervisionado de Ensino em Ciências
Challenges in Teaching Practice: Experience Report about the Activities in the Supervised Internship of Science education
Palavras-chave:
Ensino de Ciências, Coari, Estágio CurricularResumo
Resumo
Este trabalho teve como objetivo apresentar a experiência adquirida no Estágio Supervisionado, por meio da observação e regência na disciplina de Ciências. O estágio foi realizado com turmas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública no município de Coari-Amazonas, Brasil. A pesquisa apresenta abordagem qualitativa, de cunho descritivo, tendo a observação como método de pesquisa. Por meio das vivências em sala de aula, detectou-se as dificuldades cotidianas do professor, como a indisciplina dos alunos e a falta de recursos didáticos, assim como os pontos positivos da profissão docente. Dessa forma, o estágio supervisionado propiciou reflexões sobre a importância de ensinar e as mudanças na postura acadêmica a fim de contribuir para a melhoria das relações entre aluno e professor.
Challenges in Teaching Practice: Experience Report about the Activities in the Supervised Internship of Science education
Abstract:
This work aimed show the experience acquired in the Supervised Internship, through observation and conducting in the Science subject. The internship was conducted with classes from 6th to 9th grade of elementary school in a public school from Coari-Amazonas, Brazil. This report presents a qualitative, descriptive approach, with observation as the research method. Through classroom experiences, the daily difficulties of the teacher were detected, such as the students' lack of discipline and the lack of didactic resources and the positive points of the teaching profession. Thus, the internship allowed the graduate to have a new conception about the importance of teaching and to have reflections that result in changes of posture and may cooperate to improve the relationship between student and teacher.
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