O USO DA MÚSICA COMO INSTRUMENTO DIDÁTICO DE ENSINO
Palavras-chave:
Música, Prática, Pedagógica, DesenvolvimentoResumo
Introdução: A música é uma ferramenta de ensino muito utilizada nos dias atuais, presente em todas as modalidades de ensino, servindo para formação do conhecimento. Objetivo: Verificar as contribuições da música como um estímulo no desenvolvimento integral da educação formal para o aluno. Metodologia: Foram realizadas pesquisas exploratórias sobre a qual o procedimento metodológico envolveu uma pesquisa bibliográfica de obras de autores para aquisição de informações capazes de ajudar no desenvolvimento do nosso objetivo. Resultado: A música tem certa importância como material didático no ensino pedagógico, pois ela é um componente lúdico, trabalha as habilidades linguísticas promovendo interação que podem ajudar o crescimento do estímulo de absorver mais conhecimentos com uma assimilação de conteúdos de forma mais satisfatória e dinâmica, criando um momento mais prazeroso e descontraído. Sendo assim, ela se torna um dos elementos contribuintes para o desenvolvimento da criatividade e a interação do ser na sala de aula, principalmente, para aqueles com dificuldades de expressar seus entendimentos, tornando, deste modo, um agente facilitador e motivador no processo de ensino integral do educando, independentemente da faixa etária ela pode proporcionar um auxílio no desenvolvimento de inúmeras habilidades. Conclusão: A música é um elemento altamente incentivador e se destaca na educação como uma das linguagens capazes de aperfeiçoar a arte da imaginação e em alguns momentos da rotina diária como recurso didático de ensino e aprendizagem de forma lúdica, abrindo portas para novas aprendizagens.
Downloads
Referências
ARAÚJO-JORGE, T. C de.; BARROS, M. D. M de.; ZANELLA, P. G. A música pode ser uma estratégia para o ensino de ciências naturais? Analisando concepções de professores da educação básica. Revista Ensaio, v.15, n. 01, p. 81-94, 2013.
CAETANO, M. C.; GOMES, R. K. A importância da música na formação do ser humano em período escolar. Educação em Revista, v. 13, n. 2, p. 71-80, 2012.
COELHO, I. S.; MOREIRA, A. C.; SANTOS, H. A música na sala de aula - a música como recurso didático. UNISANTA Humanitas, v. 3, n. 1, p. 41-61, 2014.
DE LIMA, G. P.; SANT’ANNA, V. L. Lins. A música na educação infantil e suas contribuições. Pedagogia em Ação, v. 6, n. 1, 2014.
FÉLIX, G. F. R.; JÚNIOR, W. O.; SANTANA, H. R. G. A música como recurso didático na construção do conhecimento. Cairu em Revista, v. 3, n. 4, p. 17-28, 2014.
FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002.
GOHN, M. da G.; STAVRACAS, I. O papel da música na educação infantil. EccoS Revista Científica, v. 12, n. 2, p. 85-101, 2010.
HUMMES, J. M. Por que é importante o ensino de música? Considerações sobre as funções da música na sociedade e na escola. Revista da ABEM, v.1, 17-25, 2004.
JUNIOR, W. E. F.; LAUTHARTTE, L. C. Música em Aulas de Química: Uma Proposta para a Avaliação e a Problematização de Conceitos. Ciências em tela, v.5, n.1, 2012.
PENNA, M. Professores de música nas escolas públicas de ensino fundamental e médio: uma ausência significativa. Revista da ABEM, Porto Alegre, V. 7, 7-19, set. 2002.
QUEIROZ, L. R. S.; MARINHO, Vanildo Mousinho. Educação musical nas escolas de educação básica: caminhos possíveis para a atuação de professores não especialistas. Revista da ABEM, Porto Alegre, V. 17, 69-76, set. 2007.
SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. rev. e atual. – São Paulo: Cortez, 2007.
SILVA, F. L da. A importância da música para a educação infantil. UFPB, 2013.
VASCONCELOS, T. et al. Trabalho por projectos na educação de infância: mapear aprendizagens, integrar metodologias. 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Ao submeter o manuscrito, os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação do manuscrito revisado, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 (Cc-By-Nc-Sa), que permite, sem fins lucrativos, o compartilhamento, adaptações do trabalho, seguindo a mesma política de licenciamento e com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou página pessoal), após seu aceite, antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre - Green Road ).