ENSINO MÉDIO DE TEMPO INTEGRAL

Autores

  • Amanda da Silva Ferreira Instituto Federal do Amazonas/IFAM Campus Coari– Amazonas/Brasil
  • D'avila Carneiro dos Santos Instituto Federal do Amazonas/IFAM Campus Coari– Amazonas/Brasil
  • Fabiula Barbosa Oliveira Instituto Federal do Amazonas/IFAM Campus Coari– Amazonas/Brasil
  • Jackson Alencar da Silva Instituto Federal do Amazonas/IFAM Campus Coari– Amazonas/Brasil
  • Sabrina Arante dos Santos Instituto Federal do Amazonas/IFAM Campus Coari– Amazonas/Brasil
  • Elder Moriz Corrêa Instituto Federal do Amazonas/IFAM Campus Coari– Amazonas/Brasil

Palavras-chave:

Aprendizagem, Educação integral, Educação pública, Jornada escolar, Sala de aula

Resumo

Introdução: O texto propõe reflexões a respeito da educação integral e da escola de tempo integral, partindo de dois programas desenvolvidos pelas redes públicas de ensino. O texto afirma que o conceito mais tradicional para definição de educação integral é aquele que considera o sujeito em sua condição multidimensional, não apenas na sua dimensão cognitiva, como também na compreensão de um sujeito que é corpóreo, tem afetos e está inserido num contexto de relações. Uma escola de tempo integral implica considerar a variável tempo – a ampliação da jornada escolar – e a variável espaço – colocada aqui como o próprio espaço da escola, como continente dessa extensão de tempo. Destaca que a concepção de educação integral deve estar como pano de fundo para fundamentar sua execução, seja na ampliação na jornada escolar, seja na articulação da escola com outros espaços públicos de aprendizagens, governamentais e não governamentais. Ressalta que uma situação de aprendizagem que extrapola os espaços de sala de aula oferece inúmeras oportunidades educativas. Conclusão: O texto conclui que abordar a educação integral e o desenvolvimento de uma escola implica em compromisso com uma educação pública que extrapole interesses políticos partidários; que se engaje politicamente numa perspectiva de desenvolvimento de uma escola pública que cumpra com sua função social.

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Biografia do Autor

Amanda da Silva Ferreira, Instituto Federal do Amazonas/IFAM Campus Coari– Amazonas/Brasil

Estudante do Curso Tecnico de Administração.

D'avila Carneiro dos Santos, Instituto Federal do Amazonas/IFAM Campus Coari– Amazonas/Brasil

Estudante do Curso Tecnico de Administração

Fabiula Barbosa Oliveira, Instituto Federal do Amazonas/IFAM Campus Coari– Amazonas/Brasil

Estudante do Curso Técnico em Administração

Jackson Alencar da Silva, Instituto Federal do Amazonas/IFAM Campus Coari– Amazonas/Brasil

Estudante do Curso Tecnico em Administração

Sabrina Arante dos Santos, Instituto Federal do Amazonas/IFAM Campus Coari– Amazonas/Brasil

Estudante do Curso Tecnico em Administração.

Referências

BRANCO, V. Desafios para a implantação da Educação Integral. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 45, p. 111-123, jul./set. 2012. Editora UFPR Disponível em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=155024666008. Acesso em: 20 set. 2019.

COELHO, L. M. C. da C.; CAVALIÈRE, A. M. V. Educação brasileira e(m) tempo integral. Petrópolis: Vozes, 2002.

FERNÁNDEZ E. M. La jornada escolar. Análisis y valoración de los procesos, los efectos y las opciones de la implantación de la jornada continua. Barcelona: Ariel,2001.

TEIXEIRA, A. Por que “escola nova”? Bahia: Livraria e Typografia do

Comércio, 1930.

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Publicado

2020-10-26

Como Citar

FERREIRA, A. da S.; DOS SANTOS, D. C.; OLIVEIRA, F. B.; DA SILVA, J. A.; DOS SANTOS, S. A.; CORRÊA, E. M. ENSINO MÉDIO DE TEMPO INTEGRAL. Revista Ensino, Saúde e Biotecnologia da Amazônia, [S. l.], v. 2, n. esp., p. 84–88, 2020. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/resbam/article/view/6564. Acesso em: 9 nov. 2024.

Edição

Seção

Evento Científico: Resumos Expandido

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