Perfil alimentar de gestantes do bairro Urucu, no município de Coari
Resumo
Introdução: O perfil alimentar das gestantes do bairro Urucu do município de Coari-AM foi avaliado, devido a importância de se utilizar para avaliar o consumo alimentar da população desse público, o estado nutricional determinando seus défices de nutrientes ou o excesso dos mesmos. Durante a gestação é crucial uma alimentação adequada que supra as necessidades nutricionais da gestante e do desenvolvimento do feto, sendo assim é primordial identificar a qualidade da alimentação através do perfil alimentar. Objetivo: O objetivo de traçar o perfil alimentar de gestantes de variados meses gestacionais, através de análises sobre a frequência e a preferência do consumo de determinados alimentos. Metodologia: Para avaliar o perfil nutricional das gestantes da UBS Eliana Freijó localizada no bairro Urucu no município de Coari-AM, aplicou-se o questionário de frequência alimentar (QFA), contendo diversas opções de alimentos regionais do Amazonas, sendo que através desse foi observado os alimentos de maior preferência e os de menor consumo alimentar. Resultados: A pesquisa foi realizada com gestantes na faixa etária média de 22 anos, idades gestacionais entre 6-32 semanas, com renda familiar mensal na faixa de um salário mínimo, a maioria com nível de escolaridade de ensino médio completo, segundo classificações do IMC para gestantes apresentaram 12,5% Obesidade, 25% Baixo peso, 37,5% Adequado e 25% Sobrepeso. Os dados apontaram que os alimentos mais consumidos por 100% das entrevistadas são leite, queijo, suco artificial, pães, verduras e legumes, arroz, carnes de aves, frituras, açucares, embutidos e enlatados, café e farinha de mandioca, sendo que estes podem interferir no estado nutricional e de saúde.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter o manuscrito, os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação do manuscrito revisado, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 (Cc-By-Nc-Sa), que permite, sem fins lucrativos, o compartilhamento, adaptações do trabalho, seguindo a mesma política de licenciamento e com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou página pessoal), após seu aceite, antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre - Green Road ).