ENSAIO FOTOGRÁFICO: FESTAS EM ATOS QUE EMOCIONAM!

Autores

  • Wigder Frota
  • Ericky da Silva Nakanome Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  • Adan Renê Pereira da Silva

Resumo

Pensar a complexidade das festas envolve múltiplas variáveis e possibilidades de envolvimento. Neste sentido, uma dessas possibilidades é exatamente o do campo das imagens. Este ensaio fotográfico consiste na aproximação entre o “fotógrafo dos Festivais”, Wigder Frota, com as variadas festas por onde já passou. Com texto de apresentação do professor da Universidade Federal do Amazonas e Presidente do Conselho de Artes do Boi-Bumbá Caprichoso, Ericky Nakanome, e considerações finais de Adan Renê Pereira da Silva, roteirista da Agremiação Jaú, de Novo Airão, almeja-se que o leitor e a leitora consigam sentir parte da magia destes universos de cores, sonhos e amores!

Palavras- chave: Cultura popular. Arte. Fotografia.

Biografia do Autor

Wigder Frota

O “fotógrafo dos Festivais”. Com imensa sensibilidade, retrata momentos únicos em festas como o Carnaval carioca e nossas múltiplas celebrações amazônicas. Responsável pelo ensaio fotográfico do dossiê.

Ericky da Silva Nakanome , Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Mestre em Artes Visuais pela Universidade Federal da Bahia. Docente do Curso de Artes Plásticas da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), campus ICSEZ, Parintins e Presidente do Conselho de Artes do Boi-Bumbá Caprichoso. Responsável pelo texto de abertura do ensaio.

Adan Renê Pereira da Silva

Doutor em Educação e Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Membro da Equipe de Criação do Peixe-Boi Jaú. Assina as considerações finais do ensaio.

Downloads

Publicado

2021-07-01