REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE O SUICÍDIO “TECIDAS” POR PROFESSORES(AS) DE ESCOLAS PÚBLICAS DE SANTARÉM – PA
Resumo
O presente estudo emerge do questionamento: como professores(as) de Santarém representam socialmente o suicídio no contexto da escola pública? Objetiva: investigar quais Representações Sociais sobre o suicídio são elaboradas por professores(as) que atuam em escolas públicas do município de Santarém, no estado do Pará. Trata-se de pesquisa de campo de abordagem qualitativa Moreira e Caleffe (2008), realizada no ano de 2019 em três escolas públicas localizadas no município de Santarém. Apresenta como sujeitos o total de trinta professores entre homens e mulheres que lecionam diferentes componentes curriculares. Como procedimentos de levantamento e produção dos dados, realizou-se entrevista com roteiro semiestruturado e a expressão de desenhos pelos(as) docentes de como representam o suicídio na escola. Levantaram-se referenciais teóricos sobre o Suicídio e a Teoria das Representações Sociais com os autores Vidal, Contigo e Lima (2013), Fukumitsu (2012), Moscovici (2015). As escolas que compõem o presente estudo são identificadas por codinomes, a saber: a) Escola Fortaleza; b) Escola da Aldeia, e, c) Escola Vera Paz, bem como alguns(as) professores(as). A ética em pesquisa que envolve seres humanos fora considerada, por se compreender a vulnerabilidade que os sujeitos da pesquisa são expostos ao tratar tema que mobiliza sentimentos que podem causar sofrimentos. Entre os resultados da pesquisa, identificou-se relação entre o suicídio e falta de fé, de cuidados dos familiares com os adolescentes e de situações socioeconômicas desfavoráveis; os professores destacaram a importância de se problematizar o tema do suicídio no contexto escolar.
Palavras-chave: Suicídio. Teoria das Representações Sociais. Professores de Escola Pública.