Bio-identidade ou Diferenças e Singularidades nos Grupos de Ajuda Mútua de Pessoas com Transtornos de Ansiedade
Resumo
Nos últimos tempos, a questão da identidade e diferença tornou-se tema central e recorrente no debate educacional. Este artigo apresenta e analisa a (re)construção das identidades dos participantes nos grupos de ajuda mútua (GAM) de pessoas com transtornos de ansiedade a partir da noção de bio-identidade e de diferença e singularidade. O referencial teórico se baseia em Vidal, Roehe, Hall, Rolnik entre outros. A metodologia de pesquisa é de abordagem qualitativa, descritiva e analítica, sendo bibliográfica e do tipo participante. A técnica para construção de dados foi o questionário com 68 sujeitos. Os resultados apresentam que a participação em GAM enfatiza a construção da identidade fixa ao se atrelar a bioidentidade, com foco em conceitos da área da Saúde. Poucos trazem à tona a busca pela construção de processos de diferença. Neste caso, a contribuição para isso vem de conceitos da Filosofia e do campo dos estudos culturais, que não estão fortemente presentes nos GAM.
Palavras-chaves: Educação. Diferença. Identidade. Grupos de ajuda mútua.