A importância da disciplina de Artes nas escolas: entre reflexões e desafios

Autores

  • Antônio Lago da Silva Júnior UFAM
  • Adan Renê Pereira da Silva UFAM

Resumo

O presente ensaio tem por objetivo falar sobre os desafios que a disciplina de Artes sofre nas escolas públicas, estimulando-se enfoques e discussões sobre as artes. Aponta-se também o preconceito que a disciplina sofre, além das desqualificações evidentes, como docentes de outras áreas que atuam lecionando a disciplina, causando deficiência no ensino das Artes, afinal, não possuem formação específica. Enfatiza-se também o modo conteudista como as escolas desenvolvem o ensino da disciplina, descartando totalmente o ensino prático, justamente o que estimula psicologicamente todo o desenvolvimento humano da criança até os anos finais da escola. Dessa forma, conclui-se que, além de mapear e compreender a função do professor de artes nas escolas em um viés crítico, sugere-se uma necessária reflexão sobre a questão posta, o que pode contribuir para o fomento das discussões a respeito do tema em análise em matizes antirracistas e decoloniais, majoritariamente. Por isso, neste ensaio, foram priorizados autores e autoras negros e indígenas para o debate.

Palavras-chave: Ensino das Artes; Políticas Públicas de Educação; Formação Docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antônio Lago da Silva Júnior, UFAM

Discente do curso de Pedagogia na Universidade Federal do Amazonas e pesquisador na área de Educação Artística e formação docente. Atualmente, cursando o quarto período do curso.

Adan Renê Pereira da Silva, UFAM

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Professor Adjunto do Departamento de Teorias e Fundamentos da Educação (UFAM). Pesquisador de gênero, diversidade sexual, festas populares e africanidades na Amazônia.

Downloads

Publicado

2025-01-08