A partir da música, as emoções se expressam:
estudo fenomenológico com discentes universitários
Palavras-chave:
Música erudita, Discentes, Psicologia, FenomenologiaResumo
O homem, como ser no mundo, tem a capacidade de transformar tudo que lhe é significativo (ou não) em conjuntos rítmicos, harmônicos e melódicos. A música tem permeado o fazer e o caminhar humano desde a ancestralidade. Assim, a música tem subsidiado o desenvolvimento, o crescimento e propiciado o enfrentamento de situações difíceis nos vários contextos sociais. Dessa forma, esta pesquisa buscou compreender o sentido atribuído à uma música erudita – Bourée em Mi Menor de Johann Sebastian Bach – por estudantes de psicologia a partir do olhar da Psicologia Fenomenológico-Existencial. A pesquisa é no viés qualitativo, de caráter descritivo e exploratória, utilizando o método fenomenológico de pesquisa em Psicologia. Foram participantes vinte e dois discentes do Curso de Psicologia da Universidade Federal do Amazonas. Após escutarem a música, foram realizadas entrevistas áudio gravada que partem de uma questão norteadora que sofreu possíveis desdobramentos. A análise das entrevistas foi realizada considerando os pressupostos da Psicologia Fenomenológico-Existencial de Maurice Merleau-Ponty, sendo construídas, a partir das falas dos participantes, cinco categorias de análise: A récita inicia: a imersão na música e as sensações; Temporalidade; Capacidades, habilidades e atitudes; E sou afetado: os sentimentos afloram; Outras concepções, outras conotações, outras possibilidades. O estudo aponta para a utilização da música para subsidiar o processo ensino/aprendizagem e em Dinâmicas de Grupo com grupos específicos.