Oficinas remotas da escuta:

prática clínica com estudantes de Psicologia durante a pandemia da COVID-19

Autores

Palavras-chave:

Escuta, formação do psicólogo, hermenêutica colaborativa, psicologia clínica, fenomenologia

Resumo

Considerando a escuta como um dispositivo essencial ao trabalho da(o) psicóloga(o) e a dificuldade de experienciar a mesma na graduação do curso de Psicologia, para além dos períodos destinados a estágio obrigatório, as(os) autoras(es) do presente relato de experiência têm por objetivo descrever como realizaram Oficinas Remotas de Escuta  com estudantes de Psicologia de diversas Instituições de Ensino Superior do Brasil durante a pandemia da COVID-19 e apresentar resultados alcançados. Utilizando o método da hermenêutica colaborativa, foram conduzidas, ao total, dez oficinas com 80 participantes, através da plataforma Meet. Uma oficina era facilitada por duas(dois) extensionistas também estudantes de Psicologia, tinham no máximo dez participantes e duravam quatro encontros semanais de duas horas cada. Foram, utilizadas diversas dinâmicas de grupo e recursos artísticos e, de maneira geral, os resultados alcançados foram: para as(os) participantes, abertura à experiência, mudanças em modos de subjetivação, ressignificação do que seja escutar, ampliação da consciência e do cuidado de si e da(o) outra(o) e desenvolvimento da escuta qualificada; para as(os) facilitadoras(es), desenvolvimento de competências ao futuro exercício profissional. Por fim, ao pontuarem que oficinas de escuta, independentemente de serem remotas ou presenciais, podem constituir uma prática clínica na formação de psicólogas(os), concluem que as mesmas são potentes para trocas de experiências e saberes, fortalecimento de vínculos, promoção de solidariedade, compartilhamento de afetos e suporte emocional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Shirley Macedo, Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF

Doutora em Psicologia Clínica. Professora Associada do Colegiado de Psicologia da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Coordenadora do Núcleo de Cuidado ao Estudante Universitário do Semiárido (NUCEU). E-mail: shirley.macedo@univasf.edu.br  Orcid: https://orcid.org/0000-0003-1619-2353

José Luís Amorim, Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF

Graduando em Psicologia/UNIVASF. Extensionista do NUCEU. E-mail: luispsiunivasf@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8748-6573

Larissa Kymberli Lopes da Silva, Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF

Graduanda em Psicologia/UNIVASF. Extensionista do NUCEU. E-mail: lari.kymberli@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0001-7679-4933

Maria Helena Maia e Souza, Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF

Graduanda em Psicologia/UNIVASF. Extensionista do NUCEU. E-mail: mariahelena.souza@discente.univasf.edu.br Orcid: https://orcid.org/0000-0003-0050-2783

Downloads

Publicado

2021-12-31