O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA E A BNCC: UM ESTUDO DE CASO
要旨
Com a implementação da Base Nacional Comum Curricular nas escolas brasileiras, surge o desafio de adaptar às aulas para esse novo contexto. Neste artigo, trazemos para discussão as práticas metodológicas dos professores de Língua Inglesa da Rede Municipal de Ensino. A fundamentação teórica está ancorada nos Parâmetros Curriculares Nacionais terceiro e quarto ciclos: língua estrangeira (BRASIL, 1998), Base Nacional Comum Curricular do ensino fundamental (BRASIL, 2018) e Amorim (2019), utiliza o estudo de caso (YIN, 2001; LEFFA, 2006) como metodologia. A pesquisa foi realizada com seis professores que ministram o componente curricular Língua Inglesa na Secretaria Municipal de Educação de Manaus. A geração dos dados foi feita por meio de questionário de perfil e observação das aulas dos participantes da pesquisa. Ao final do artigo, são apresentados os desafios que serão enfrentados para implementação dessa nova proposta curricular.
Palavras-Chave: Ensino-aprendizagem de Língua Inglesa. Ensino fundamental. BNCC