ESTRATÉGIA UTILIZADAS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR NAS INSTITUIÇÕES DO ENSINO SUPERIOR (MOÇAMBIQUE).
要旨
Este artigo faz um alerta à metodologia tradicional do processo de ensino-aprendizagem, que ainda persiste na prática docente em muitas instituições de ensino superior e consequentemente os seus estudantes multiplicam-nas no Ensino Geral e ou profissional (Escolas/Institutos). Nesta perspectiva, deve se incentivar pesquisas que avaliem as propostas de vários autores contemporâneos que utilizam uma metodologia crítica em suas aulas, e apresentam aos estudantes dos cursos de formação de professores, possibilidades do uso de diferentes técnicas, instrumentos e procedimentos para o processo de ensino-aprendizagem. objectivo geral, analisar com clareza e objectividade, os principais Problemas com que os formadores/professores se confrontam no Ensino de suas disciplinas. A pesquisa tem como objecto de estudo compreender especificamente os diversos problemas da Educação Profissional e, que o professor enfrenta no ensino-aprendizagem. A metodologia é utilizada pesquisa-acção, cuja população-alvo são estudantes do 4º ano de duas turmas do curso de Agropecuária da Escola Superior Técnica - Universidade Pedagógica (Maputo, Gaza e Quelimane), num total de 192 estudantes, docentes, farmeiros e unidades de produção, cuja amostragem abrange 21. As técnicas de recolha de dados são, o questionário, as entrevistas e a observação directa. Os resultados mostram que não existir preferência por determinadas técnicas de ensino em detrimento de outra, pois todas devem ser combinadas para estimular a iniciativa dos estudantes na realização das actividades curriculares. Logicamente não é para dispensar a iniciativa do professor, pois promove e favorece o diálogo entre os evolvidos no processo de aprendizagem, contribuindo dessa forma para a construção do conhecimento. Em jeito de conclusão, podemos afirmar que as técnicas de ensino são importante na relação entre o docente/professor e o estudante/aluno, pois estão ao serviço do próprio processo de ensino e são condições necessárias e indispensáveis para que o processo de aprendizagem ocorra por meio da pesquisa.
Palavras-chave: Educação, ensino-aprendizagem, Formação de professores, Técnicas de ensino