A produção da Violência Escolar: a Trajetória do Medo e da Insegurança na Carreira Professoral

著者

  • Vinicius Kapicius Plessim

要旨

Este artigo tem como objetivo discutir a produção da violência escolar, a partir da leitura realizada dentro do seu campo social por doze professoras que lecionam no município de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, especificamente na Escola Municipal Expedicionário Aquino de Araújo.  Acreditamos que ao dar voz as falas destes sujeitos, podemos descortinar horizontes quanto à esta temática sensível na carreira docente e criar estratégias de enfrentamento aos altos índices de agressões sofridas no seu campo de trabalho. O trabalho levantou a hipótese de que a precarização do trabalho do educador também perpassa pela agressividade dos corpos de seus estudantes, logo, este educador necessita constantemente se reinventar para que possa criar estratégias que tornem as relações entre mestre – discente mais harmônicas neste espaço. Por meio das entrevistas elaboradas na pesquisa de campo, acreditamos que as falas destas professoras soam como um grito de resistência e resiliência em suas carreiras e encorajam novas educadores a refletirem sobre as suas trajetórias em seu cotidiano de ofício.

Palavras – chave: Violência; indisciplina; escola; magistério; precarização.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

##submission.downloads##

出版済

2025-01-08