Proposta metodológica sobre aplicação das leis de Faraday na resolução de problemas envolvendo electrólise em série
要旨
Este artigo apresenta os resultados obtidos na pesquisa realizada aos alunos da 11ª Classe do Complexo Escolar São Francisco de Assis de Negage (Uíge), relativamente à aplicação das Leis de Faraday na resolução de problemas envolvendo eletrólise em série. O objetivo foi apresentar uma proposta metodológica baseada em passos algorítmicos que visa a resolução de problemas envolvendo à eletrólise em série. Esta proposta foi concebida a partir das dificuldades identificadas pelos alunos dessa classe, por meio da aplicação de um teste diagnóstico. Após essa constatação, partiu-se da suposição de que a aplicação de uma proposta metodológica baseada em passos algorítmicos facilitaria a resolução de problemas envolvendo eletrólise em série. Essa suposição fundamentou a realização de um conjunto de aulas experimentais com a aplicação da proposta metodológica elaborada, culminando na aplicação de um teste prognóstico, que permitiu validar a suposição inicial, dada a diferença significativa entre os resultados dos dois testes, determinada por meio da análise do crescimento e do índice de Hake. Para seu desenvolvimento, foram utilizados métodos teóricos, empíricos e matemáticos. Além disso, empregou-se a técnica de inquérito por questionário para a coleta de dados.
Palavras-chave: proposta metodológica; algoritmo; electrólise em série; leis de Faraday.