SENTIDOS DE MORTE EM UNIVERSITÁRIOS DO CURSO DE PSICOLOGIA
Resumen
O presente artigo teve como objetivo levantar os possíveis sentidos de morte presentes na população de estudantes universitários do curso de Psicologia da Universidade Federal de Pernambuco, mapeando quais concepções de Morte surgem em meio a estes alunos durante seu período de graduação. Compreende-se a formação em psicologia enquanto um momento de ricos aprendizados sobre a vida, onde os alunos se deparam intimamente com sua subjetividade, valores e perspectivas existenciais, sendo assim, faz-se importante conhecer de que modo tais vivências impactam suas perspectivas sobre a morte. O estudo contou com a participação de 57 graduandos (20 de sexo feminino e 37 de sexo masculino), de idades variando entre 17 e 45 anos, e distribuídos ao longo de 13 semestres acadêmicos do curso de graduação em Psicologia da UFPE. O método de análise do corpus foi feito através da proposta fenomenológica psicológica descritiva (Giorgi, 2017), na tentativa de aproximação das essências contidas nos relatos obtidos. Foram descritas quatro categorias de maior representatividade de sentido sobre a morte, seguidas de subcategorias pertinentes ao tema, sendo estas: 1.Fim, contendo as subcategorias: 1.1 Fim de uma experiência e 1.2 Fim de um corpo físico; 2. Continuidade, com subcategoria: 2.1 Vida após a morte; 3. Impacto Afetivo, contendo as subcategorias: 3.1 Morte ansiogênica e 3.2 Luto; e, 4. Acúmulo biográfico, com a subcategoria: 4.1 sentido existencial. Os sentidos de morte encontrados dialogam com concepções teóricas clássicas da psicologia da morte e refletem achados já encontrados em meio a esta população em estudos anteriores.
Palavras-chave: morte; sentido; universitários; psicologia; fenomenologia.