O ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO E SEUS PROGRAMAS DE ACESSO: UMA SENDA PARA IGUALDADE

Autores/as

  • Geny Santos Faculdade Maurício de Nassau/unidade Caruaru-PE
  • Isabel Rodrigues Sanches Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, em Lisboa

Resumen

. Com características de alta seletividade, o Ensino Superior brasileiro tenta nas duas últimas décadas mudar sua realidade, democratizando o acesso com a implantação e implementação de políticas de inclusão. Este artigo compõe os resultados de uma investigação e figura como capítulo de uma tese de Doutorado em Educação. Objetiva identificar o acesso e permanência no ensino superior com evidências para políticas e programas, sobretudo, nas Universidades Públicas, propondo a questão: o que tem, nas últimas décadas, tornado a Universidade pública mais acessível a uma diversidade de classes sociais Aqui fazemos um levantamento bibliográfico em bases de dados onde apontamos considerações sobre a importância destes programas, sobretudo, para as classes populares; mudanças no perfil do estudante que hoje esta nas Universidades Públicas; menor disparidade entre o número de ingressos e egressos da Universidade, e consequente permanência. Enfim, a significativa mudança ocorrida neste nível de ensino a partir de programas que favoreceram o acesso e manutenção acadêmicos, indicam a abertura de um pequeno espaço, aquilo que podemos chamar de senda da igualdade no acesso ao ensino superior, sobretudo, para os estudantes dos meios populares.

Palavras-chave: Ensino superior brasileiro. Programas de acesso. Políticas públicas em Educação.

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Biografía del autor/a

Geny Santos, Faculdade Maurício de Nassau/unidade Caruaru-PE

Professora da Faculdade Maurício de Nassau/unidade Caruaru-PE

Psicóloga Clínica crp-02/15.299

Mestre em Ciências da Educação pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias-ULHT/Lisboa.

Doutora em Educação pela ULHT/Lisboa

Isabel Rodrigues Sanches , Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, em Lisboa

Professora Associada, na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, em Lisboa. Doutorada em Ciências da Educação (Société, Handicap et Inclusion), pela Universidade Lumière, Lyon 2 (França)

Publicado

2021-01-01