MEMÓRIAS DE UM MESTRE DO ECOFESTIVAL DO PEIXE-BOI DE NOVO AIRÃO: REFLEXÕES, VIVÊNCIAS E PROTAGONISMO

Autores/as

  • Carlos Maciel de Oliveira Filho Grêmio Recreativo Folclórico e Cultural Peixe-Boi Jaú
  • Adan Renê Pereira da Silva Universidade Federal do Amazonas

Resumen

Analisando o Ecofestival de Novo Airão como processo artístico em fase de escrita da própria história, este estudo objetiva registrar parte dessa história, por meio de um de seus construtores, o artista Raimundo Ércules dos Santos Alves. Para tanto, desenvolveu-se estudo qualitativo, com foco na história de vida do narrador, cujos dados foram obtidos via entrevista semiestruturada. Os dados permitem apontar a festa na esteira do hibridismo cultural, como espaço de troca com outros festivais amazônicos, especialmente o parintinense. Assim, o artista se constrói e constrói a festa concomitantemente, por meio do trabalho que desenvolve, o que permite a ele refletir sobre a história social do folguedo, bem como das concepções de seu labor e do povo que se envolve na realização do espetáculo. Algumas conclusões sobressaem-se das memórias do artista: a obra realizada como desconstrutora de estigmas ligados a preconceito e racismo e o Ecofestival como identidade construída por múltiplas mãos, processo que vem se consolidando desde o fim da década de 1980.

Palavras-chave: Novo Airão; Arte; Ecofestival do Peixe-Boi; Peixe-Boi Jaú; Peixe-Boi Anavilhanas.

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Publicado

2020-05-22