Corpos e seus Lugares na Escola da Periferia do Capitalismo: Tecnologias, Sonho e Criação de Conhecimento
Resumen
Esse ensaio apresenta, por meio de uma metodologia de revisão bibliográfica e de reflexão sobre memórias de experiências vividas, uma crítica aos papéis dos corpos e seus lugares de vida nas escolas da periferia do capitalismo. A crítica se faz a partir da reflexão sobre conceitos de conhecimento e corpo, suas origens e alguns desdobramentos. Apresenta-se uma íntima relação entre esses conceitos e as estruturas opressivas de dominação, próprias da modernidade/colonialidade/capitalismo. A primeira seção mostra vínculos intensos entre a lógica racional de produção mercantil no capitalismo e seu imbricamento, enquanto causa e efeito, com a concepção cartesiana de conhecimento e de corpo. Na sequência, o texto busca uma espécie de contraponto à ideia inicial e traz possibilidades em direção à uma mudança radical na concepção de conhecimento e corpo. A segunda seção apresenta também alternativas na concepção do que possa ser a escola descolonizada, que entenda o conhecimento como prática de liberdade dos corpos e da valorização de seus lugares de vida. Por fim, a terceira parte se concentra em mostrar exemplos de práticas artísticas e didáticas em sala de aula que se apoiam e inspiram na discussão conceitual apresentada anteriormente.
Palavras-chave: Corpo na escola; conhecimento como criação; arte-educação e tecnologias.