Motivação Acadêmica, Estilos Atribucionais e Dempenho no Ensino Superior
Resumen
Conforme literatura especializada revisada, distintas variáveis cognitivas e contextuais exercem influência e determinam o desempenho acadêmico no ensino superior, dentre as quais as abordagens de aprendizagem e as atribuições causais. Neste capítulo, parte de uma investigação mais ampla, realizada ao abrigo do projeto de pesquisa (PROCAD AMAZÔNIA- UFAM, UFMT-UFPA, PROCESSO CAPES 8881.314288/2019-0), onde ao instrumento de coleta de dados foi integrada a escala CEAP48 - ESCALA DE MOTIVACIÓN ACADÉMICA Y ESTILOS ATRIBUCIONALES (Barca, Porto, Santorum e Barca, 2007), são apresentados e analisados indicadores associados às temáticas da motivação acadêmica e dos estilos atribucionais no ensino superior analisando possível impacto sobre o desempenho acadêmico. Participaram da iniciativa discentes do ensino superior, vinculados a instituições pública e privadas de distintos países (Brasil, México, República Dominicana, Bolívia, Moçambique, Angola, Venezuela, Colômbia, Espanha e Portugal) que responderam de forma voluntária e anônima à CEAP48, via google forms, observando procedimento éticos vigentes. A amostra em análise é constituída por n=1112 estudantes de diferentes países do sexo masculino e feminino, idade entre 18 e 54 anos e de 51, M= 31,19. Os dados após serem tratados e analisados com apoio do SPSS, de acordo com os objetivos da pesquisa, demonstram correlação positiva e significativa entre abordagens de aprendizagem e atribuições causais e desempenho acadêmico, informação que pode apoiar a administração geral e coordenação educativa universitária, visando contribuir para a melhoria dos indicadores de sucesso acadêmico, por meio da proposição de novas políticas e gestão da educação superior.
Palavras – chave: ensino superior; abordagens de aprendizagem; estilos de atribuições causais; desempenho acadêmico; pesquisa em educação.