Tratamento Didactico-Metódologico do Cálculo das áreas dos Polígonos

Autores/as

  • Marques José Savento ISCED, CUANZA SUL/ANGOLA
  • Nelson Laureano Laurindo ISCED, CUANZA SUL/ANGOLA

Resumen

O tratamento didático-metodológico do cálculo das áreas dos polígonos envolve estratégias que visam facilitar a compreensão dos alunos sobre conceitos geométricos. A abordagem tradicional muitas vezes foca na memorização de fórmulas, o que pode limitar a compreensão profunda (Fernandes, Carvalho, & Santos, 2021). Métodos mais recentes sugerem a utilização de ferramentas tecnológicas, como o GeoGebra, e atividades práticas que conectam a geometria a contextos reais (Domingues, 2019). A integração de atividades interdisciplinares, que relacionam a geometria a áreas como a arte e a construção civil, tem-se mostrado eficaz na promoção de uma aprendizagem mais significativa (Nunes & Bryant, 2020). Essas metodologias inovadoras visam melhorar a compreensão dos alunos ao promover uma abordagem mais interativa e aplicada ao ensino do cálculo das áreas dos polígonos, proporcionando uma base sólida para o desenvolvimento do pensamento matemático.

Palavras-chave: Cálculo de áreas. Polígonos. Ensino da matemática. Metodologias activas. Inovação pedagógica.

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Biografía del autor/a

Marques José Savento, ISCED, CUANZA SUL/ANGOLA

Mestrando Marques Savento, do ensino de Matemática do ISCED, CUANZA SUL/ANGOLA.

Nelson Laureano Laurindo, ISCED, CUANZA SUL/ANGOLA

Mestrando Marques Savento, do ensino de Matemática do ISCED, CUANZA SUL/ANGOLA.

Publicado

2025-01-08