Interdisciplinaridade e Ensino-Aprendizagem do Português na 9ª classe: Percurso, Conceitos e Propostas
Resumen
Este artigo faz uma abordagem sobre o ensino da disciplina de Português no contexto angolano, enfatizando a necessidade de integrar o ensino-aprendizagem desta disciplina ao de outras áreas do conhecimento. Para tal, propõe a interdisciplinaridade como uma prática possível, porquanto permite que o ensino seja encarado de maneira abrangente. A interdisciplinaridade é, assim, vista como uma prática que enriquece o processo de ensino-aprendizagem, pois rompe com a abordagem fragmentada do ensino. O Português, sendo uma disciplina transversal a todos os níveis de ensino e, língua oficial, portanto, essencial para a comunicação, deveria ser mais bem explorado, não apenas para o desenvolvimento linguístico, gramatical e pragmático, a partir de conteúdos programaticamente definidos para estes fins, mas também aproveitando os conteúdos de outras disciplinas, uma vez que é possível ensinar Português falando de tudo, principalmente através de textos. É neste sentido que se propõe práticas interdisciplinares de importação, com as quais se visa aproveitar o conhecimento pelos alunos dos conteúdos da disciplina de Educação Moral e Cívica (EMC), para se ensinar Português. A proposta inclui atividades práticas que visam aprimorar habilidades linguísticas enquanto discutem temas sociais, como a discriminação e a tolerância.
Palavras-chave: Interdisciplinaridade, Língua Portuguesa, Educação Moral e Cívica.