Interdisciplinaridade e Ensino-Aprendizagem do Português na 9ª classe: Percurso, Conceitos e Propostas

Autores/as

  • Paciência Hifindaka Instituto Superior de Ciências de Educação da Huíla (ISCED-Huíla), na Secção de Ensino e Investigação do Português, pertencente ao Departamento de Línguas e Ciências Humanas.

Resumen

Este artigo faz uma abordagem sobre o ensino da disciplina de Português no contexto angolano, enfatizando a necessidade de integrar o ensino-aprendizagem desta disciplina ao de outras áreas do conhecimento. Para tal, propõe a interdisciplinaridade como uma prática possível, porquanto permite que o ensino seja encarado de maneira abrangente. A interdisciplinaridade é, assim, vista como uma prática que enriquece o processo de ensino-aprendizagem, pois rompe com a abordagem fragmentada do ensino. O Português, sendo uma disciplina transversal a todos os níveis de ensino e, língua oficial, portanto, essencial para a comunicação, deveria ser mais bem explorado, não apenas para o desenvolvimento linguístico, gramatical e pragmático, a partir de conteúdos programaticamente definidos para estes fins, mas também aproveitando os conteúdos de outras disciplinas, uma vez que é possível ensinar Português falando de tudo, principalmente através de textos. É neste sentido que se propõe práticas interdisciplinares de importação, com as quais se visa aproveitar o conhecimento pelos alunos dos conteúdos da disciplina de Educação Moral e Cívica (EMC), para se ensinar Português. A proposta inclui atividades práticas que visam aprimorar habilidades linguísticas enquanto discutem temas sociais, como a discriminação e a tolerância.

Palavras-chave: Interdisciplinaridade, Língua Portuguesa, Educação Moral e Cívica.

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Biografía del autor/a

Paciência Hifindaka, Instituto Superior de Ciências de Educação da Huíla (ISCED-Huíla), na Secção de Ensino e Investigação do Português, pertencente ao Departamento de Línguas e Ciências Humanas.

Doutorando em Literacias e Ensino do Português pelo Instituto de Educação da Universidade do Minho; Professor, com a categoria de Assistente, afecto ao Departamento de Línguas e Ciências Humanas do Instituto Superior de Ciências de Educação da Huíla (ISCED-Huíla). Mestre em Metodologia de Ensino da Língua Portuguesa no Ensino Secundário, pelo Instituto Superior de Ciências da Educação de Luanda (ISCED-Luanda), em cooperação com o Instituto de Educação da Universidade do Minho. O presente trabalho resulta de investigações feitas no âmbito da unidade curricular de Estágio Profissional Supervisionado de Licenciatura, que orienta no ISCED-Huíla.

Publicado

2025-01-08