INFLUÊNCIA DA SUPERVISÃO PEDAGÓGICA INTERNA NA MELHORIA DO PROCESSO DE ENSINO: APRENDIZAGEM NO SUL DE INHAMBANE - CASO DAS ESCOLAS PRIMÁRIAS

Autores/as

  • Domingos Tafulane Mavie
  • Bernardo Alfeu Uachisso

Resumen

A presente investigação é intitulada “Influência da supervisão Pedagógica interna na melhoria do Processo de ensino - aprendizagem na Província de Inhambane - Caso das Escolas Primárias" O estudo objectiva, de forma geral, analisar a influência da Supervisão Pedagógica interna na melhoria do processo de ensino e aprendizagem e, de forma específica, descrever a influência da Supervisão pedagógica interna no PEA nas Escolas Primárias; relacionar os propósitos da supervisão Pedagógica interna com os resultados do PEA nas escolas do Ensino Primário e explicar a importância da supervisão pedagógica interna no melhoramento do PEA. Para a concretização deste estudo, foi usado o método indutivo, e quanto à tipologia é qualitativo e, para a recolha de dados, utilizaram-se as técnicas de entrevista e questionário. Foram submetidos ao estudo 20 professores e 3 DAEs. O trabalho desenvolvido permitiu-nos perceber que a supervisão pedagógica interna naquela escola não tem um impacto significativo no processo de ensino e aprendizagem visto que os professores têm uma concepção distorcida em relação aos propósitos desta actividade, conotando-a como um processo que visa detectar irregularidades para sancionar. Por via disso, os professores tendem a ocultar suas dificuldades e, por isso mesmo, os propósitos da supervisão (apoiar em estratégias para melhoria do PEA) não são alcançados. Ficou evidente a necessidade de dar mais esclarecimentos aos professores sobre o objectivo da supervisão e, a partir disso, eles passarão a manifestar as suas dificuldades e, junto com o supervisor, encontrar mecanismos de superação, garantindo assim, o impacto da supervisão pedagógica interna no processo de ensino e aprendizagem.

 Palavras-chave: Supervisão pedagógica interna, Processo de ensino e Aprendizagem.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2024-07-01