ANÁLISE DO LEASING COMO UMA OPÇÃO DE FINANCIAMENTO ÀS EMPRESAS
Resumen
As locações financeiras, surgiram como forma de facilitar a obtenção de financiamento por parte das empresas as quais, muitas vezes, não têm possibilidade de recorrer ao crédito bancário para poderem renovar os seus imobilizados corpóreos. O uso e exploração de activos por meio de operações de leasing é muito importante para muitas organizações. O leasing é um mecanismo de financiamento que, embora apresenta inúmeras vantagens para as empresas ou particulares, o mesmo apresenta um certo leque de desvantagens que o tornam pouco apreciável, quando empresas ou particulares entendem buscar por financiamento para activos. Assim, o presente artigo tem em vista proceder a análise das características essenciais do leasing, como uma opção de financiamento as empresas e aos particulares, bem como perceber a atractividade desta opção de financiamento, uma vez que os relatórios financeiros das sociedades financeiras apontam os financiamentos padrão são a via mais requerida pelas empresas e pelos particulares. Por conseguinte, os custos elevados que estão associados ao financiamento com recurso ao leasing, a entidade busca o financiamento pode ver-se obrigada a obter anuência das sociedades provedoras dos serviços de leasing para situações como mudança de ramo de actividade ou mesmo a fusão. Olhando para a dinâmica dos negócios e as situações de crises económicas, as empresas podem optar por manter-se mo mercado, aplicando para tal, algumas estratégias como a fusão, o caso de transformação de sociedades, porém, tendo em conta que os contractos de leasing são de longo prazo, o mesmo pode mostrar-se não apetecível para as empresas, facto que pode conduzir à fraca aderência desta opção de financiamento. Assim, as organizações provedoras destes serviços precisam inovar, por forma a torna-lo cada mais atraente para as empresas que buscam formas de financiamento dos seus activos.
Palavras-chave: Leasing, atractividade, inovação.