A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DOCENTE SOB A PERSPECTIVA DAS ASSIMETRIAS DE GÊNERO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA (BRASIL)

Autores/as

  • Janayna Motta

Resumen

As assimetrias de gênero na formação docente destacam-se como um fenômeno expresso na sociedade, ou seja, a desigualdade pode ser percebida em diferentes instâncias gerando segregações. Nesta pesquisa buscou-se identificar os fatores que se relacionam à segregação hierárquica e institucional com viés de gênero na universidade. Utilizou-se de uma pesquisa descritiva-exploratória a partir dos editais de concursos dos docentes do CCA, a fim de analisar a entrada de professores por sexo nas agrárias. Além disso, adotou-se dados dos currículos Lattes dos docentes para observar a inter-relação nas publicações entre os mesmos e entre os departamentos. Portanto, através das análises identificou-se alguns mecanismos que atuam na reprodução das assimetrias de gênero no campo acadêmico.

Palavras-chave: Educação superior; reprodução; formação acadêmica.

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Publicado

2022-07-01