RODAS DA VIDA, MIGRAÇÕES E PASSAGENS: FESTAS E SUBJETIVIDADES

Autores

  • Camila Oliveira Garcez
  • Sinny Lopes
  • Adauto Silva de Oliveira Júnior
  • Júnior Pionga
  • Adan Renê Pereira da Silva Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Resumo

Este momento do dossiê contempla múltiplos fazeres e saberes daqueles e daquelas que atuam em muitos lugares e de diversas formas nas festas amazônicas. Itens, criadores, torcedores, presidentes, compositores apresentam-se por diversas perspectivas para falar, em uma metodologia autoetnográfica, de seus pontos de vista acerca das vistas dos pontos em que se situam. Objetivando dar visibilidade ao povo que faz e vive a festa, as comunicações aqui apresentadas mostram as festas em potência e ato, com sujeitos em movimento nas grandes teias da alegria.

Palavras-chave: Festas; Arte; Cultura Popular.

Biografia do Autor

Camila Oliveira Garcez

Graduada pela Faculdade Martha Falcão. Nasceu e cresceu em Manacapuru, mas atualmente mora em Manaus, onde atua como assessora de comunicação parlamentar, na Câmara Municipal de Manaus. Atuou como jornalista do deputado federal José Ricardo (PT) durante 4 anos e participou de campanhas políticas pelo Partido dos Trabalhadores nas esferas Municipal, Estadual e Federal. Participou da produção de eventos como o Manifest – Festival Universitário de Música e Natal Solidário da Tearte Produções Musicais. Foi redatora no Portal Tribuna do Amazonas, voluntária na produção do Livreto Prêmio Calouste Gulbenkian com a equipe de comunicação da Fundação Amazonas Sustentável (FAS) e produtora de rede na Tv A Crítica. Participou de congressos como o 9° Congresso da União Estadual dos Estudantes produzido pela UEE- Amazonas, 57° Congresso da União Nacional dos Estudantes (Conune) realizado em Brasília-DF. Foi delegada na 1ª Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social – (Consocial), promovida pela Controladoria-Geral da União em Brasília-DF e das 2ª e 3ª Conferências Infanto-Juvenis de Meio Ambiente, realizadas pelos Ministério da Educação e Meio Ambiente em Luziania-GO atuando como facilitadora na Oficina de Educomunicação para a produção da Carta das Responsabilidades entregue aos presidentes Luis Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff. Foi membro do Coletivo Jovem de Meio Ambiente e membro no Fórum Nacional de Secretários e Gestores Estaduais de Juventude.

Sinny Lopes

Crítico cultural, proprietário e editor do sítio e fanpage “Fest’Norte”. Jurado do Festival Folclórico do Amazonas – Categorias Bronze e Prata (2017-2019). Jurado do Festival de Tribos de Barcelos (2019). Divulgou e transmitiu o Festival de Tribos de Juruti (2018), o Festival de Peixes Ornamentais de Barcelos (2020). Idealizador e realizador do Prêmio Cultural “Simão Assayag”, que premia os melhores artistas nas categorias Artes Plásticas e Figurinos do Festival Folclórico de Parintins.

Adauto Silva de Oliveira Júnior

Graduado em Direito e especialista em Direito Penal. Apresentador da Ciranda Guerreiros Mura de Manacapuru desde 2013 e do Peixe-Boi Jaú desde 2018. Apresentou o Boi-Bumbá Garanhão de Manaus em 2019 e o Peixe-Boi Anavilhanas de Novo Airão em 2017.

Júnior Pionga

Atualmente na presidencia do Grêmio Recreativo Folclórico e Cultural Peixe-Boi Anavilhanas, uma das agremiações que disputam o Ecofestival em Novo Airão.

Adan Renê Pereira da Silva, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Amazonas e apaixonado pelas festas populares amazônicas.

Downloads

Publicado

2021-07-01