O CONHECIMENTO DE JOVENS CARIOCAS SOBRE OS INVESTIMENTOS EM OURO, DÓLAR E BITCOIN E A RELEVÂNCIA DA ALFABETIZAÇÃO E DA EDUCAÇÃO FINANCEIRAS
Abstract
Com base na discussão teórica sobre educação, alfabetização e conhecimento financeiros, o objetivo do artigo é examinar se e como universitários cariocas de cursos de graduação em Economia, Administração, Engenharia de Produção e Contabilidade percebem o ouro, dólar e bitcoin como possibilidades de investimento. Os dados foram coletados em entrevistas realizadas de fevereiro a junho de 2020. Os resultados apontam que a maior parte dos entrevistados revela conhecimento financeiro que converge com argumentos predominantes na literatura acadêmica acerca da operação com os três ativos. Conclui-se que é preciso haver o estímulo à alfabetização e à educação financeiras, uma vez que o conhecimento financeiro torna-se vital para que o cidadão possa administrar melhor seu dinheiro e saiba aplicá-lo, de forma a fazer frente a adversidades advindas do contexto político-econômico nacional e internacional.
Palavras-chave: Conhecimento financeiro. Educação financeira. Rio de Janeiro. Ouro. Dólar. Bitcoin.