TECNOLOGIAS DIGITAIS DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO NO ESPAÇO ESCOLAR: O VÍDEO DE BOLSO COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO MÉDIO DE TEMPO INTEGRAL EM SANTARÉM-PARÁ
Abstract
Profundas mudanças estão sendo vivenciadas nas relações sociais e nas atividades de cibercultura em decorrência dos avanços das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs). Dentre essas formas de comunicação, destacam-se as sem fio, via aparelhos móveis. Assim, objetiva-se com este trabalho descrever a criação de vídeos de bolso (pequenos vídeos produzidos com o auxílio do celular) realizada com alunos e professores de uma escola de ensino médio de tempo integral em Santarém-Pará. Essa atividade integra uma pesquisa de mestrado em educação da Universidade Federal do Oeste do Pará. A metodologia partiu do princípio da pesquisa-ação crítico-colaborativa desenvolvida no processo de formação-atuação. Os resultados mostraram um grande envolvimento dos alunos e professores, culminando na produção de conhecimento compartilhado e novos aprendizados ancorados na coautoria, colaboração e compartilhamento de saberes. As novas dinâmicas de acesso e de uso dos celulares pela juventude podem ser utilizadas no espaço escolar com foco na produção de conhecimentos, em que o aluno interaja de forma mais participativa e dinâmica. Por fim, sugere-se que o contexto escolar aproprie-se da cultura digital, utilizando as TDICs existentes em seu espaço e aquelas que fazem parte da vivência diária de professores e alunos (como os celulares), para caminhar na direção de uma educação mais significativa, transitando pelo modo hipertextual não linear e dinâmico de ensinar e aprender.
PALAVRAS-CHAVE: Vídeo de bolso. TDICs. Educação. Juventude.