Conjunto de acçoes metodologicas para o desenvolvimento do processo de aprofundamento dos conteúdos de estatistica na 7ª classe/Angola
Abstract
Este artigo apresenta um conjunto de ações metodológicas para desenvolver o processo de aprofundamento dos aspectos estatísticos nos alunos da 7ª classe do ensino secundário de angola. É um estudo construído na base da revisão de documentos oficiais do Sistema Educativo Angolano e é na base desse pressuposto que se levantou a seguinte questão problemática: como contribuir no desenvolvimento do processo de aprofundamento dos conteúdos de estatística nos alunos da 7ª classe do ensino secundário de Angola? Para auxiliar na construção desta resposta propomos o seguinte objetivo: Elaborar um conjunto de acções metodológicas para o desenvolvimento do processo de aprofundamento dos conteúdos de estatística nos alunos da 7ª classe do ensino secundário de angola. Assim sendo, por formas a responder a questão central e o objetivo nos apropriamos nas concepções teóricas de QUINTAS, OLIVEIRA E FERREIRA (2011), CORRÊA (2012), OLIVEIRA E HENRIQUES (2014), SCHREIBER E PORCIÚNCULA (2021), que trazem contribuições sobre saberes docentes e educação estatística, bem como conhecimentos docentes para ensinar estatística e análise do conhecimento Estatístico para ensinar os futuros professores. Para a coleta de dados fez-se a análise documental, tomando como evidencias os documentos oficiais que orientaram o processo de educação e ensino angolano, tais como o programa e manual de ensino da classe em causa. Como resultados constatamos a existência de insuficiências no aprofundamento dos conteúdos e a necessidade desta contribuição investigativa que é considerada a partir do contexto escolar como ferramenta importante no aprofundamento dos conteúdos de estatística durante o tratamento metodológico.
.Palavras-chave: Acções Metodológicas. Desenvolvimento. Aprofundamento. Conteúdo.