Proposta metodológica para o ensino-aprendizagem da adição e subtracção de números naturais aos alunos da 2ª classe com deficiência intelectual

Authors

  • Cristina Morais Cuquigia Maindo

Abstract

Este artigo é fruto de uma pesquisa científica realizada como proposta metodológica para o ensino-aprendizagem da adição e subtracção de números naturais aos alunos da 2ª classe com deficiência intelectual” perante uma experiência vivida com estudantes do III ano de ensino especial em Angola caso concreto ISCED-Uíge devido as dificuldades constatadas ao longo da prática de campo realizada numa das escolas da preferia da cidade.  Trabalhou-se esta proposta com objectivo de desenvolver habilidades dos alunos da 2ª classe na adição e subtracção de números naturais. O estudo envolve uma abordagem de natureza quantitativa e qualitativa para averiguação dos factos vivenciados, tendo como ponto de partida as n-esimas dificuldades que os alunos desta franja evidenciam na resolução de exercícios de adição e subtracção de números naturais, assim como as insuficiências de sugestões didácticas para ensino deste conteúdo nos manuais como nas guias metodológicas autorizadas para o uso a nível local. A intervenção pedagógica ocorreu na Escola Primária nº 68 do Município do Uíge, Instituição específica para formação de alunos portadoras de deficiência intelectual. A novidade reside na preservação dos princípios fundamentais desta proposta que serviu de certo modo como um documento sinequanó para a orientação da actividade didáctica dos professores e alunos deste nível de ensino.  A eficácia do estudo contempla-se nos resultados dos alunos participantes na prática como alvo pretendido e nos instrumentos de recolha de dados deste manuscrito, determinando assim as conclusões que ressaltam benefícios para esta comunidade estudantil.

Palavras-chaves: Adição e Subtracção. Deficiência intelectual. Proposta Metodológica.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Cristina Morais Cuquigia Maindo

Mestre em Ensino de Matemática pelo ISCED-Sumbe e Doutorando no curso de Educação pela UNIGENYS-USA. É docente Universitária no ISCED-Uíge.

Published

2025-01-08