A ADULTEZ EMERGENTE NA TRANSIÇÃO DA VIDA ESCOLAR PARA A UNIVERSITÁRIA: PERSPECTIVAS DE MULHERES RECÉM INGRESSAS NA GRADUAÇÃO
Abstract
Devido a escassez de análises sobre as dimensões da adultez emergente em contexto brasileiro, esse estudo tem como objetivo identificar e analisar os aspectos desse processo durante a transição do ensino médio para o ensino superior, compreendendo seus efeitos nas seguintes perspectivas: entre o meio escolar e o acadêmico; das relações interpessoais; e da identificação pessoal. A adultez emergente refere-se a um período no desenvolvimento humano marcado pela experimentação de possibilidades e novas descobertas, mas também pelas dificuldades em várias condições da vida desses jovens. Observando que, além das expectativas profissionais, outras pressões sociais e pessoais são impostas às mulheres, destacando a necessidade de avaliar o estado emocional e as expectativas de jovens universitárias no início de uma vida adulta. O delineamento metodológico utilizado foi o recorte transversal e qualitativo, baseado em entrevistas narrativas semi-estruturadas com vistas a compreender os aspectos da adultez emergente a partir das vivências de duas recém-graduandas no ensino superior na Amazônia. A análise dos dados coletados ocorreu por meio da Análise Temática. Por fim, a partir das narrativas, verificou-se a necessidade de adaptação por uma rotina mais independente na vida pessoal e na universidade, objetivando maior exploração das possibilidades que a universidade proporciona às estudantes.
Palavras-chaves: Adultez emergente; Mulheres no ensino superior; Transição para a vida adulta.