APROVEITAMENTO DAS POTENCIALIDADES DA COMISSÃO DE PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO NO ENSINO DE HISTÓRIA
Abstract
Define-se como objectivo da pesquisa, elaborar uma estratégia para o aproveitamento das potencialidades da Comissão de Pais e Encarregados de Educação no ensino de História nos alunos do 1º Ciclo do Ensino Secundário do Município do Sumbe. Para o complemento do objectivo trabalhou-se com métodos dos níveis teóricos: histórico lógico, análise – síntese, indutivo – dedutivo; métodos de níveis empíricos: entrevista, inquéritos, revisão documental e métodos estatísticos – matemáticos. Obtém-se como resultados a sistematização dos fundamentos teóricos que sustentam o aproveitamento das potencialidades da Comissão de Pais e Encarregados de Educação (CPEE) no ensino de História nos alunos do 1º Ciclo do Ensino Secundário. Diagnostica-se o estado actual do aproveitamento das potencialidades da CPEE no ensino de; revelaram-se as potencialidades e debilidades em três líneas estratégicas: potencialidades docentes; potencialidades património e potencialidades de identidade e cívica. A estratégia desenhada de aproveitamento das potencialidades da CPEE no ensino de História; projecta-se no plano de acções dirigida a três líneas estratégicas: potencialidades docentes; potencialidades património e potencialidades de identidade e cívicas. A avaliação dos especialistas consultados permitiu validar a estratégia para o aproveitamento das potencialidades da CPEE, mostrando: uma estrutura lógica da dissertação; resposta da situação problemática; fundamentação teórica articulada teoria-pratica; pertinência dos passos ou momentos da estratégia; possibilidades práticas e teóricas de aplicação; pertinência do resultado prático da dissertação; viabilidade de aplicação do resultado e sustentabilidade na aplicação do resultado.
Palavra Chávez: aproveitamento das potencialidades; comissão de pais e encarregados de educação; ensino de História; estratégia.