POLÍTICAS DE EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL NOS ÚLTIMOS 30 ANOS

Autores

Resumo

O estudo teve por objetivo descrever as políticas públicas de expansão da educação superior no Brasil nos últimos 30 anos. Em busca da resposta ao objetivo proposto foi realizado pesquisa e análise bibliográfica e documental. Trata-se de um estudo de cunho explicativo e descritivo com abordagem quantitativo-qualitativa. Este artigo está subdividido em três seções: As políticas de expansão da educação superior a partir da década de 90; o centenário da Universidade Federal do Amazonas; e os 28 anos da interiorização da Universidade Federal do Amazonas no município de Itacoatiara. Os resultados obtidos evidenciam que em decorrência das políticas públicas adotadas o crescimento das Instituições de Ensino Superior (IES) privadas tem se sopreposto às IES públicas em reflexo as ideologias políticas do período.

Biografia do Autor

Alan Sérgio Mazzari, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Mestre em Ciências da Educação pela Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS), Paraguai; Desde 2010 é Professor efetivo da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Amazonas, Brasil, 

Martha Luciene Rocha Gomes, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS), Paraguai

Doutora em Educação pela Universidad Evangélica del Paraguay (UEP), Paraguai; Mestre em Ciências da Educação pela Universidad Evangélica del Paraguay (UEP), Paraguai; Graduada em Sociologia pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES), Brasil; e Desde 2018 é Professora visitante da Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS), Paraguai.

Nádia Maciel Falcão, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Brasil; Mestre em Educação pela UFAM; Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela UFAM; Graduada em Pedagogia pela UFAM; e Desde 2005 é Professora efetiva da UFAM,.

Downloads

Publicado

2021-01-01