SENTIDOS DE MORTE EM UNIVERSITÁRIOS DO CURSO DE PSICOLOGIA

Autores

  • Alexsandro Medeiros do Nascimento Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
  • Henrique Augusto Brust de Jesus Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
  • Antonio Roazzi Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Resumo

O presente artigo teve como objetivo levantar os possíveis sentidos de morte presentes na população de estudantes universitários do curso de Psicologia da Universidade Federal de Pernambuco, mapeando quais concepções de Morte surgem em meio a estes alunos durante seu período de graduação. Compreende-se a formação em psicologia enquanto um momento de ricos aprendizados sobre a vida, onde os alunos se deparam intimamente com sua subjetividade, valores e perspectivas existenciais, sendo assim, faz-se importante conhecer de que modo tais vivências impactam suas perspectivas sobre a morte. O estudo contou com a participação de 57 graduandos (20 de sexo feminino e 37 de sexo masculino), de idades variando entre 17 e 45 anos, e distribuídos ao longo de 13 semestres acadêmicos do curso de graduação em Psicologia da UFPE. O método de análise do corpus foi feito através da proposta fenomenológica psicológica descritiva (Giorgi, 2017), na tentativa de aproximação das essências contidas nos relatos obtidos. Foram descritas quatro categorias de maior representatividade de sentido sobre a morte, seguidas de subcategorias pertinentes ao tema, sendo estas: 1.Fim, contendo as subcategorias: 1.1 Fim de uma experiência e 1.2 Fim de um corpo físico; 2. Continuidade, com subcategoria: 2.1 Vida após a morte; 3. Impacto Afetivo, contendo as subcategorias: 3.1 Morte ansiogênica e 3.2 Luto; e, 4. Acúmulo biográfico, com a subcategoria: 4.1 sentido existencial. Os sentidos de morte encontrados dialogam com concepções teóricas clássicas da psicologia da morte e refletem achados já encontrados em meio a esta população em estudos anteriores.

Palavras-chave: morte; sentido; universitários; psicologia; fenomenologia.

Biografia do Autor

Alexsandro Medeiros do Nascimento , Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Professor Membro Permanente no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva – PPGPC, Universidade Federal de Pernambuco. Coordenador do Laboratório de Estudos da Autoconsciência, Consciência, Cognição de Alta Ordem e Self – LACCOS / UFPE.

Henrique Augusto Brust de Jesus , Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Psicólogo, membro do Laboratório de Estudos da Autoconsciência, Consciência, Cognição de Alta Ordem e Self – LACCOS / UFPE

Antonio Roazzi, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Professor Membro Permanente no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva – PPGPC, Universidade Federal de Pernambuco.

Departamento de Psicologia

Universidade Federal de Pernambuco

Laboratório de Estudos da Autoconsciência, Consciência, Cognição de Alta Ordem e Self – LACCOS / UFPE

Downloads

Publicado

2021-01-01