PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR (PCC) NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA SOB A ÓTICA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Autores

  • Paulo Roberto Ricarte Pereira Instituto Federal do Pará, campus Santarém (IFPA)

Resumo

A formação do professor enquanto ação de desenvolvimento educacional efetiva precisa estar voltada para a formação integral do sujeito, agregando aspectos de aprendizagem social, econômica e ambiental. Nessa perspectiva, a Prática como Componente Curricular (PCC) surge como ferramenta de contribuição na formação docente, no caso deste estudo professores de Educação Física, que tenham em mente o compromisso com a educação para a sustentabilidade em que durante sua jornada acadêmica possam desenvolver uma conscientização a respeito da ambientalização curricular. Com isso, objetiva-se de forma geral analisar se a PCC está sendo sistematizada nos cursos de licenciatura em Educação Física sob a ótica da educação ambiental. E, de forma específica: a) observar se existe uma intencionalidade da PCC no processo de formação do professor de Educação Física; b) compreender o processo de aplicação da PCC neste curso e; c) descrever perante a revisão de literatura a respeito da PCC e educação ambiental, os indícios da ambientalização curricular. Tal proposta surgiu a partir da necessidade de obter respostas quanto à estruturação e funcionamento da PCC nos cursos de licenciatura em Educação Física e perceber que tipo de atenção está direcionada para o compromisso com a educação ambiental. Na revisão de literatura serão analisadas pesquisas que estejam atreladas a temática deste estudo. Quanto a trilha metodológica, trata-se de uma pesquisa de natureza exploratória, do tipo descritiva, com caráter bibliográfico-documental, sem inserção no campo. Considera-se inicialmente que as reflexões presentes no referido trabalho poderão mostrar quais os benefícios da educação ambiental estão atrelados as PCC do curso de Educação Física por suscitar uma conscientização quanto a necessidade de tratar essa temática durante a formação acadêmica e assim contribuir com o papel de um futuro professor que esteja preocupado com a preservação do meio ambiente.

 

 

Palavras-chave: Educação Ambiental; Educação Física; Prática como Componente Curricular (PCC).

Biografia do Autor

Paulo Roberto Ricarte Pereira , Instituto Federal do Pará, campus Santarém (IFPA)

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Oeste do Pará (PPGE/UFOPA). Licenciado em Educação Física Universidade Regional do Cariri. Especialização em Educação Física Escolar pela Faculdade Integrada de Patos/CE. Mestrando em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida (PPGSAQ/UFOPA). Docente do quadro efetivo do Instituto Federal do Pará, campus Santarém (IFPA) Coordenador do Núcleo de Esporte e Lazer do IFPA.

Downloads

Publicado

2021-01-01