O DESENVOLVIMENTO DAS ACTIVIDADES LÚDICAS TRADICIONAIS COM CRIANÇAS EM IDADE PRÉ-ESCOLAR

Autores

  • Fátima Maria José Pereira Instituto Superior de Ciências da Educação na Cidade do Sumbe, (ISCED C.S), Cuanza Sul Angola.
  • Juana Daudinot Gamboa Instituto Superior de Ciências da Educação na Cidade do Sumbe, (ISCED C.S), Cuanza Sul Angola.
  • Vilma Guerra Vento Instituto Superior de Ciências da Educação na Cidade do Sumbe, (ISCED C.S), Cuanza Sul Angola.

Resumo

A preocupação e ocupação pelas questões concernentes às actividades lúdicas na infância, há tido e tem sua atenção por parte de muitos profissionais, por isso, a presente investigação centra-se no tema O desenvolvimento das actividades lúdicas tradicionais nas crianças em idade Pré-escolar, tendo em conta que, o desenvolvimento educacional precisa dar continuidade para o seu aperfeiçoamento. Considera-se o jogo como a actividade lúdica essencial que vai configurando na criança sua educação e por tanto o seu desenvolvimento geral, dai a necessidade de seu tratamento. Para isso, utilizou-se a Metodologia de estudo descritiva/interpretativa, o que permitiu, a partir de diferentes métodos do nível teórico, empíricos e matemáticos estatísticos, a realização de um estudo das principais concepções teóricas sobre a temática referenciada e seu comportamento em correspondência do contexto sociocultural em que ela ocorre. Nesta ordem, aplicou-se durante o diagnóstico métodos e técnicas de investigação (análise-sínteses, entrevistas ao corpo directivo e as professoras do Pré-escolar, inquéritos à família, a observação a actividades lúdicas das crianças), os que permitiram obter a informação necessária respeito ao estado actual em que se encontra o objecto de investigação, onde conclui-se que é importante trabalhar as questões referentes a actividade lúdica tradicional nos centros infantis para o desenvolvimento integral das crianças.

Palavras chave: actividades lúdicas tradicionais, crianças, Educação pré-escolar

Biografia do Autor

Fátima Maria José Pereira , Instituto Superior de Ciências da Educação na Cidade do Sumbe, (ISCED C.S), Cuanza Sul Angola.

Instituto Superior de Ciências da Educação na Cidade do Sumbe, (ISCED C.S), Cuanza Sul Angola.

Juana Daudinot Gamboa, Instituto Superior de Ciências da Educação na Cidade do Sumbe, (ISCED C.S), Cuanza Sul Angola.

Professora Titular -Instituto Superior de Ciências da Educação na Cidade do Sumbe, (ISCED C.S), Cuanza Sul Angola.

Vilma Guerra Vento, Instituto Superior de Ciências da Educação na Cidade do Sumbe, (ISCED C.S), Cuanza Sul Angola.

Professora Titular - Instituto Superior de Ciências da Educação na Cidade do Sumbe, (ISCED C.S), Cuanza Sul Angola.

Downloads

Publicado

2021-01-01