O DESENVOLVIMENTO DAS ACTIVIDADES LÚDICAS TRADICIONAIS COM CRIANÇAS EM IDADE PRÉ-ESCOLAR
Resumo
A preocupação e ocupação pelas questões concernentes às actividades lúdicas na infância, há tido e tem sua atenção por parte de muitos profissionais, por isso, a presente investigação centra-se no tema O desenvolvimento das actividades lúdicas tradicionais nas crianças em idade Pré-escolar, tendo em conta que, o desenvolvimento educacional precisa dar continuidade para o seu aperfeiçoamento. Considera-se o jogo como a actividade lúdica essencial que vai configurando na criança sua educação e por tanto o seu desenvolvimento geral, dai a necessidade de seu tratamento. Para isso, utilizou-se a Metodologia de estudo descritiva/interpretativa, o que permitiu, a partir de diferentes métodos do nível teórico, empíricos e matemáticos estatísticos, a realização de um estudo das principais concepções teóricas sobre a temática referenciada e seu comportamento em correspondência do contexto sociocultural em que ela ocorre. Nesta ordem, aplicou-se durante o diagnóstico métodos e técnicas de investigação (análise-sínteses, entrevistas ao corpo directivo e as professoras do Pré-escolar, inquéritos à família, a observação a actividades lúdicas das crianças), os que permitiram obter a informação necessária respeito ao estado actual em que se encontra o objecto de investigação, onde conclui-se que é importante trabalhar as questões referentes a actividade lúdica tradicional nos centros infantis para o desenvolvimento integral das crianças.
Palavras chave: actividades lúdicas tradicionais, crianças, Educação pré-escolar