MAPEAMENTO DOS EGRESSOS DO PPGE/UFOPA E A IMPORTÂNCIA DE UM SISTEMA DE ACOMPANHAMENTO CONTÍNUO

Autores

  • Girlane Aires Gonçalves Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA
  • Tania Suely Azevedo Brasileiro Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA

Resumo

Este trabalho apresenta um estudo sobre acompanhamento de egressos e sua importância em termos avaliativos da Capes, assim como apresenta dados parciais sobre o perfil de egressos do PPGE/UFOPA feito a partir de um mapeamento dos percursos formativos dos concluintes de 2015-2020, durante e após esta formação stricto sensu, bem como uma abordagem de  verificação em sites de pós-graduação a nível acadêmico sobre a existência de um sistema de acompanhamento contínuo de ex-alunos, se existe e como é feito, analisando por Regiões do Brasil. A pesquisa é documental, de abordagem qualitativa, descritiva e do tipo estudo de caso, cuja coleta de dados ocorreu através de documentos institucionais existentes no PPGE/UFOPA, plataforma lattes e questionário aplicado pela Comissão de Acompanhamento de egressos do programa. Com esse estudo espera-se traçar um perfil do percurso formativo dos egressos do curso pesquisado e subsidiar uma proposta de modelo de seu acompanhamento com vistas a melhoria da qualidade da Educação nesta região.

PALAVRAS-CHAVE: Educação Superior. Pós-Graduação stricto sensu. Egressos.

Biografia do Autor

Girlane Aires Gonçalves , Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE/UFOPA

Tania Suely Azevedo Brasileiro , Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA

Professora Titular e Docente permanente do PPGE/UFOPA

Downloads

Publicado

2021-01-01