O MÉTODO DE PESQUISA EM PSICOLOGIA FENOMENOLÓGICA: APORTES TEÓRICOS INICIAIS

Autores

  • Denis Guimarães Pereira Universidade Paulista/Manaus
  • Ewerton Helder Bentes de Castro Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Resumo

A Fenomenologia enquanto área da filosofia teve, a partir do século passado, seus pressupostos imbricados com a Psicologia, resultando no que conhecemos como Psicologia Fenomenológica. A partir daí, o olhar da Fenomenologia passa a fazer parte do contexto clínico e de pesquisa em Psicologia. O objetivo deste artigo é trazer os parâmetros utilizados pelo método fenomenológico-psicológico de pesquisa em Psicologia, idealizado pelo pesquisador americano Amedeo Giorgi. São trazidos os fundamentos do método fenomenológico em si mesmo constituído por três passos e o do método fenomenológico-psicológico estabelecido em quatro passos. Percebe-se a pluridimensionalidade de fatores considerados relevantes para a utilização do método na pesquisa psicológica. Compreende-se que a partir dos pressupostos metodológicos, pode-se atingir o cerne da questão da pesquisa: a intersubjetividade considerada como elemento fundamental para a consecução de pesquisas qualitativas em Psicologia.

Palavras-chave: Fenomenologia, Método fenomenológico de pesquisa, Psicologia fenomenológica, Intersubjetividade.

Biografia do Autor

Denis Guimarães Pereira , Universidade Paulista/Manaus

Mestre em Psicologia pelo PPGPSI/UFAM. Docente do Curso de Especialização em Psicologia Clínica de base fenomenológica no Instituto Vision/Manaus. Docente do curso de graduação em Psicologia da Universidade Paulista/Manaus

Ewerton Helder Bentes de Castro , Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Doutor em Psicologia pela FFCLRP/USP. Docente do curso de graduação e pós-graduação em Psicologia FAPSI/UFAM. Coordenador do Labfen.

Downloads

Publicado

2021-01-01