IMPLEMENTAÇÃO DE UMA METODOLOGIA DE FORMAÇÃO DOCENTE EM SERVIÇO: O PROGRAMA TUTORIA EM MANAUS

Autores

  • Fabiana Silva Fernandes Fundação Carlos Chagas – Departamento de Pesquisas Educacionais
  • Nelson Gimenes Fundação Carlos Chagas Departamento de Pesquisas Educacionais e Pontifícia Universidade de São Paulo – PUC-sp
  • Cláudia Oliveira Pimenta Fundação Carlos Chagas- Departamento de Pesquisas Educacionais
  • Vandré Gomes da Silva Fundação Carlos Chagas- Departamento de Pesquisas Educacionais
  • Rodnei Pereira Universidade Municipal de São Caetano do Sul – USCS

Resumo

Apresenta resultados de estudo da implementação de programa de formação continuada de professores, implantada na rede municipal de educação de Manaus, que se baseia na atuação de tutores educacionais junto a professores em estágio probatório. Para compreender como os tutores exerciam suas atribuições, foram realizadas observações de sua rotina de trabalho, entrevistas com esses profissionais, além de professores tutorados e gestores escolares. O programa tem buscado aplicar uma concepção de formação em serviço e uma metodologia previamente estabelecidas, mas que prevê e comporta adaptações próprias da localidade. As análises evidenciam que houve transferência de tecnologia da agência executora para a rede de ensino e que os tutores, em geral, são bem recebidos pelas escolas.

  • Palavras-chave: Política Educacional. Formação Continuada. Metodologia de formação em serviço.

Biografia do Autor

Fabiana Silva Fernandes , Fundação Carlos Chagas – Departamento de Pesquisas Educacionais

Fundação Carlos Chagas – Departamento de Pesquisas Educacionais

orcid: https://orcid.org/0000-0002-3458-9963

 

Doutora em Educação

Nelson Gimenes , Fundação Carlos Chagas Departamento de Pesquisas Educacionais e Pontifícia Universidade de São Paulo – PUC-sp

  • Fundação Carlos Chagas Departamento de Pesquisas Educacionais e Pontifícia Universidade de São Paulo – PUC-sp. Programa de Pós Graduação em Educação: Formação de Formadores.

orcid: https://orcid.org/0000-0003-4114-2331

Cláudia Oliveira Pimenta , Fundação Carlos Chagas- Departamento de Pesquisas Educacionais

Doutora em educação. Fundação Carlos Chagas- Departamento de Pesquisas Educacionais

Vandré Gomes da Silva , Fundação Carlos Chagas- Departamento de Pesquisas Educacionais

Doutor em educação. Fundação Carlos Chagas- Departamento de Pesquisas Educacionais

Rodnei Pereira , Universidade Municipal de São Caetano do Sul – USCS

Universidade Municipal de São Caetano do Sul – USCS

Programa de Pós-graduação em Educação. Mestrado Profissional em Docência e Gestão Educacional

Doutor em Educação: Psicologia da Educação

Downloads

Publicado

2021-01-01