AMBIENTALIZAÇÃO CURRICULAR NUMA FACULDADE MUNICIPAL NO SUDOESTE DO PARANÁ
Resumo
As instituições de ensino superior são um espaço para discutirmos os problemas e construir possíveis soluções para a sociedade. Diante da crise ambiental e civilizatória que vivemos, buscamos apresentar nesse artigo uma reflexão sobre a possibilidade e necessidade da Educação Ambiental (EA) na formação dos profissionais de Pedagogia e Administração pelo ensino superior. Através de uma pesquisa bibliográfica e qualitativa, observamos como a EA é apresentada a partir da ideia de Ambientalização Curricular (AC) nos espaços pedagógicos da Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAMA) de Clevelândia, no Paraná - Brasil. Espera-se que a formação superior instrumentalize os futuros profissionais a atuarem nas mais diferentes atividades para enfrentar a crise ambiental com sensibilização e cuidado ecológico. As conclusões apontam para uma presença assistemática da ambientalização curricular, que precisaria ser mais elaborada e aprofundada de modo a garantir a construção de uma nova percepção da presença sustentável dos seres humanos no mundo dos egressos da FAMA.
Palavras-chave: Educação Ambiental. Ambientalização curricular. Sensibilização. Ética.