O uso do PhET como opção didáctica para o ensino dos circuitos eléctricos (Moçambique)

Autores

  • Timóteo Orlando Paulo Cristo Universidade Licungo
  • Brígida D´OLIVEIRA SINGO Universidade Licungo

Resumo

O objectivo desta pesquisa foi estudar o impacto do uso do simulador virtual PhET (Physics Education Technology) no processo de ensino e aprendizagem (PEA) dos circuitos eléctricos. A pesquisa envolveu 50 alunos da ESG Samora Machel, divididos em duas turmas (25 turmas de controlo e 25 turmas experimental). Primeiramente foi aplicado um pré-teste para ambas turmas, o qual permitiu aferir as dificuldades e competências dos alunos relativamente ao domínio de conteúdos sobre circuitos eléctricos. De seguida, na turma de controlo, leccionou-se aulas teóricas com recurso às experiências laboratoriais e na turma experimental a leccionação ocorreu com recurso às simulações virtuais do PhET. Os resultados deste estudo, demonstraram que tanto os alunos da turma experimental, assim como os alunos da turma de controlo obtiveram bom desempenho, no que tange a aprendizagem baseada nas experiências. Contudo, no que diz respeito a motivação e a colaboração entre os alunos do mesmo grupo de trabalho, foi notório que os alunos da turma experimental obtiveram melhor resultado do que da turma de controlo. Este facto, nos leva a concluir que a utilização dos recursos tecnológicos como o PhET nas aulas de Física, não só cria melhores situações de aprendizagem, mas também assegura a questão da motivação e da interactividde do que as simples aulas com ênfase em experiências laboratoriais.

 Palavras-chave: PhET 1; Experiências laboratoriais 2; Circuito eléctrico 3; Turma de controlo 4; Turma experimental 5.

Biografia do Autor

Timóteo Orlando Paulo Cristo, Universidade Licungo

Mestrando em Tecnologias educacionais e inovação pela Universidade Licungo (UL), licenciado (2012) em Ensino de Física pela Universidade Pedagógica-Delegação da Beira (UPB)

Brígida D´OLIVEIRA SINGO, Universidade Licungo

Doutorada (2007) em Educação e Ciências pela Universidade Técnica de Dresden (TUD); Vice-Reitora Académica na Universidade Licungo (UL), Moçambique

Downloads

Publicado

2024-01-03