Scaffolding: um recurso sociointeracional na sala de aula de língua chinesa (Moçambique)

Autores

  • Sónia Sara Cumbe Universidade Rovuma

Resumo

O artigo aborda o uso sociointeracional do scaffolding por alunos moçambicanos na sala de aula de língua chinesa como língua estrangeira. Este estudo tem por objetivos analisar as interações entre alunos no aprendizado da língua chinesa, verificar o uso do scaffolding como ferramenta de mediação social para auxiliar a aprendizagem durante as atividades elaboradas pelo professor, bem como obter as percepções dos alunos acerca de sua participação nas interações. A pesquisa tem como base o scaffolding, termo cunhado por Wood, Bruner e Ross (1976) como ferramenta de mediação social segundo os princípios da teoria sociocultural do Vygotsky. O trabalho foi desenvolvido numa abordagem qualitativa, realizada através de entrevista, observação de aulas documentadas e categorizadas com a técnica de análise de conteúdo. O cenário que deu origem a essas reflexões é uma sala de aula de língua chinesa, composta por alunos da Universidade Rovuma, e teve como participantes 8 aprendizes com idades entre 22 e 30 anos, e um professor. Os resultados indicaram que o uso do scaffolding contribui significativamente na aprendizagem da língua chinesa uma vez que facilita a interação entre os alunos e professores em aulas em que a metodologia de ensino mais privilegiada é o método comunicativo.

Palavras-chave: Scaffolding. Recurso sociointeracional. Língua chinesa

Biografia do Autor

Sónia Sara Cumbe, Universidade Rovuma

Licenciada em Ensino de Língua Inglesa, pela Universidade Pedagógica de Moçambique e, Mestre em Administração e Gestão Educacional. Docente de graduação, curso de Licenciatura em Ensino de Inglês, na Universidade Rovuma, actua nas disciplinas de Historia da língua Inglesa e Técnicas de expressão em língua Inglesa. Áreas de interesse: Linguagem, sociedade e Cultura.

Downloads

Publicado

2024-01-03