La evaluación de las habilidades conformadoras del desarrollo propio en estudiantes universitarios
Palavras-chave:
habilidades, desenvolvimento próprio, avaliação, rendimento acadêmico, psicopedagogía universitaria.Resumo
O desenvolvimento próprio é um fenómeno multidimensional, único e irrepetível com facetas nos domínios psicológico-emocionais, físicos e sociais. A psicopedaogia como disciplina científica investiga as variáveis cognitivas e contextuias que influenciam e determinam o desenvolvimento dos estudantes. O objetivo é apresentar e descrever os resultados da escala EEACDP: Escala para avaliaão de habilidades conformadores do desenvolvimento próprio- (Mascarenhas e Fariñas, 2019), aplicada a n= 711 estudantes de diferentes países con apoio do Googleodocs. Os dados originais foram tratados e analisados com apoio do SPSS. Da análise é possível afirmar que o instrumento apresenta indicadores de validade psicométrica: fiabilidade Alpha de Cronbach total 0,893, KMO 0,849, estructura fatorial com dois fatores: Fator 1: Auto conhecimento, conhecimento histórico, posição crítica e responsabilidade diante da vida e valor próprio 1,494, variança 31,705%, Alpha de Cronbach 0,846. Concluímos que a escala em questão pode ser útil para a coordenação psicopedagógica universitária para avaliar as habilidades conformadores do desenvolvimento próprio de estudantes universitarios, para a otimização do proceso avaliativo de ensino, estudo, aprendizagem e rendimento académico.