As linhas directrizes da matemática no ensino geral em Angola
Palavras-chave:
Linha directriz, Ensino aprendizagem da Matemática, Organização do conteúdoResumo
De forma geral, o Sistema de Educação é o conjunto de estruturas e modalidades, através das quais se realiza a educação, tendentes à formação harmoniosa e integral do indivíduo, com vista a construção de uma sociedade livre, democrática, de paz e progresso social. Em função disso a Matemática além de ser uma das ciências mais antigas é igualmente das mais antigas disciplinas escolares, tendo sempre ocupado, ao longo dos tempos, um lugar de relevo nos diferentes currículos escolares. Sendo assim, o artigo que se apresenta centra-se na análise do agrupamento dos conteúdos de Matemática, a partir de linhas diretrizes, no Ensino Geral de Angola, tendo como base normativa a reforma educativa do ano 2001,a partir do conteúdo que se identifica nos programas vigente de estudo da Matemática descrevendo o seu comportamento; sugere-se uma visão a longo prazo da construção do conteúdo matemático no processo de ensino- aprendizagem no Sistema Educativo. É um estudo descritivo, baseado em documentos normativos e literatura especializada. O artigo é desenvolvido fundamentalmente com a utilização de métodos teóricos, empíricos e estatísticos.