A POLÍTICA EDUCACIONAL NO BRASIL: DA COLONIZAÇÃO INICIAL AO NEOCOLONIALISMO ATUAL E O PANORAMA DE RESULTADOS

Autores

  • Adarlindo Vasconcelos da Silva Jr
  • Edilan de Sant’Ana Quaresma Universidade Federal do Oeste do Pará – PPGE/Ufopa
  • Tânia Suely Azevedo Brasileiro Universidade Federal do Oeste do Pará – PPGE/UFOPA

Resumo

Este trabalho socializa a primeira parte da pesquisa de dissertação de mestrado intitulada: O perfil do Egresso no Curso de Licenciatura em Pedagogia/PARFOR na UFOPA e se coaduna com o Eixo Temático I: Formação Docente. O problema básico da pesquisa foi analisar como se deu o processo evolutivo da política educacional instituída no Brasil, desde as primeiras tentativas de intervenção estatal dos colonizadores na organização educacional brasileira até a nova forma de colonização impulsionada pelas políticas de influências dos organismos internacionais sobre as esferas nacionais de governo, as quais têm relevância e impacto significativos nos direcionamentos da política educacional brasileira. Nosso objetivo neste recorte foi compreender a evolução da política educacional no Brasil, resgatando suas principais características e as consequências para o Brasil decorrentes desse processo evolutivo histórico. A metodologia empregada foi revisão da literatura, com análise descritiva e abordagem quanti-qualitativa dos dados publicados sobre políticas educacionais no Brasil, obtida a partir da técnica de Análise de Conteúdos, de Bardin (2016), e da Triangulação Interativa de Dados, de Denzin e Lincoln (2006). Conclui que o significado cronológico de cada fato ocorrido na história da educação brasileira teve influência decisiva nos delineamentos quanto aos resultados dessas políticas de intervenção sobre as políticas públicas de educação do passado e do presente, e que, se nada for feito para melhorá-las, também terá implicações no futuro.

 

Palavras-chave: Política educacional. Colonização. Neocolonialismo.

Biografia do Autor

Adarlindo Vasconcelos da Silva Jr

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Oeste do Pará – PPGE/Ufopa, membro do grupo de pesquisa PRAXIS/Ufopa. Pesquisador da linha Educação na Amazônia: Formação do Educador, Práxis Pedagógica e Currículo.

Edilan de Sant’Ana Quaresma , Universidade Federal do Oeste do Pará – PPGE/Ufopa

Doutor em Ciências com ênfase em Estatística e Experimentação Agronômica pela ESALQ-USP, docente e pesquisador da Universidade Federal do Oeste do Pará – PPGE/Ufopa

Tânia Suely Azevedo Brasileiro, Universidade Federal do Oeste do Pará – PPGE/UFOPA

Doutora em Educação pela Universitat Rovira i Virgili – Tarragona-Espanha, Líder do grupo de pesquisa PRAXIS/Ufopa, docente e pesquisadora da Universidade Federal do Oeste do Pará – PPGE/Ufopa.

Downloads

Publicado

2022-07-01